Nicolau Ribeiro
Excetuando a extensão e o facto de se desenvolverem um, na margem esquerda e outro na margem direita Tâmega, o contexto dos dois trilhos é idêntico no que se refere à paisagem, à fauna e à flora, claramente influenciadas pelo rio que criou habitats únicos e particulares, quer no que se refere a espécies animais ou arbóreas.
Em Amarante, muita da nossa oferta turística está centrada na Natureza. Quem nos visita pode desfrutar de rios e serras que convidam a usos diversos, seja em atividades desportivas ou de aventura, de lazer ou de simples descoberta e contemplação.
No nosso território desenhámos percursos, rotas e trilhos de extensão e graus de dificuldade diversos, que convidam ao usufruto e posicionam Amarante num lugar cimeiro nesta área. Em amarantetourism.com poderá conhecer algumas opções, com destaque para a Pequena Rota 6 (PR 6), na serra do Marão, ou a ciclovia do Vale do Tâmega, de usos múltiplos.
Como curiosidade, diga-se que o Trilho das Azenhas pode ser percorrido de noite, já que está iluminado nos seus sete quilómetros de extensão.