Select Page

Município de Amarante já iniciou novas ações de fogo controlado

No seguimento dos trabalhos iniciados em março e de modo a dar cumprimento ao Plano Intermunicipal de Fogo Controlado da Serra da Aboboreira, elaborado em parceria com os Municípios de Baião, Marco de Canaveses e Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega, o Município de Amarante está já no terreno com novas ações de fogo controlado.

Os técnicos credenciados dos Municípios de Amarante e do Marco de Canaveses e da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega e as equipas de Sapadores Florestais estão a acompanhar as ações que arrancaram na União de Freguesias de Bustelo, Carneiro e Carvalho de Rei.

O objetivo passa pela prevenção da ocorrência de grandes incêndios, no sentido de evitar a sua progressão possibilitando um combate mais seguro e eficaz. As ações de fogo controlado na Serra da Aboboreira estão a ser complementadas com ações de silvicultura preventiva através da realização de Faixas de Gestão de Combustível. Estendem-se também à Serra do Marão, no âmbito da candidatura da CIM-Tâmega e Sousa e de forma a realizar a Rede Primária do Município. No decorrer de 2018 já foram executados, em Amarante, cerca de 130 hectares em ações de fogo controlado.

Pontos de Interesse

Museu atrai cada vez mais visitantes

Depois do aumento de afluência registado em anos anteriores, 2017 consagra o crescimento dos visitantes do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC) que assistiu a um acréscimo de cerca de 17 por cento (23 288) face ao ano de 2016 (19 918).Números que reforçam a...