Select Page

Município de Óbidos agradece a todos os mecenas


O Município de Óbidos não conseguiu, no passado dia 15 de Dezembro, comprar, em leilão, em Barcelona, um quadro de Josefa de Óbidos (1630-1684), até à data desconhecido.

A obra a leilão, a pintura “Menino Jesus Peregrino”, foi licitada por 110 mil euros, por um anónimo português.

Apesar de não ter conseguido adquirir o quadro, o Município de Óbidos agradece a todos os mecenas que ajudaram nesta operação e fica muito satisfeito por ter contribuído para que o quadro viesse para Portugal.

Este quadro era, até hoje, absolutamente desconhecido, tratando-se de uma obra de muito interesse para o património museológico nacional, na estratégia de salvaguarda do património português. Do tema “O Menino Jesus Romeiro” (ou Peregrino) existem sete versões, como se vê no catálogo das exposições “Josefa de Óbidos e o tempo barroco” (IPPC, 1991) e “Josefa de Óbidos e a invenção do Barroco” (MNAA, 2015). Esta versão que agora surgiu no mercado de vendas é, crê-se, a oitava.

Pontos de Interesse

Maio dos Museus de Óbidos foi de festa

Durante o mês de Maio, assinalaram-se, a 18, o Dia Internacional dos Museus, e a 19, a Noite Europeia dos Museus, efemérides a que Óbidos se associou.A Rede de Museus e Galerias (RMG) do concelho organizou para o efeito uma programação com múltiplas atividades...

Museu encerrado para montagem de nova exposição

O Museu Municipal de Óbidos encontra-se encerrado até ao próximo dia 21 de julho, para remodelação e montagem de nova exposição, Exposição Dom Quixote – Obras do Atelier-Museu, da autoria do conhecido artista português Júlio Pomar e que está incluído no FOLIO –...