Select Page

Programação e Robótica são áreas prioritárias da educação para a ciência, afirma Diretor Regional

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia identificou hoje, na Lagoa, em São Miguel, as áreas da Programação e da Robótica como “pilares fundamentais para o fomento da cultura científica e tecnológica dos Açorianos, em geral, e dos jovens, em particular”.

Bruno Pacheco afirmou que o Governo dos Açores “está ciente” que a aposta nas áreas das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) é “imprescindível e indispensável para que se garanta uma sólida formação e qualificação de recursos humanos”, no sentido de “aumentar os índices de empregabilidade e de sucesso profissional dos jovens, bem como os níveis de inovação e competitividade das empresas”.

O Diretor Regional, que falava na abertura de uma formação para docentes sobre ‘Projetos Transversais com Robótica Educativa’, referiu que, “apesar dos avanços que se têm vindo a verificar nestas áreas, persistem níveis de rejeição por parte dos alunos em relação às disciplinas da Matemática e da Física”.

Neste sentido, defendeu que “não se pode descurar” a importância da divulgação científica das STEM no que se refere “à captação do interesse das gerações mais jovens para as carreiras científicas e tecnológicas, contribuindo, igualmente, para o seu sucesso escolar e profissional”.

De acordo com Bruno Pacheco, esta ação de formação sobre ‘Projetos Transversais com Robótica Educativa’, desenvolvida em parceria com a Associação Nacional de Professores de Informática e destinada aos coordenadores dos Clubes de Programação e Robótica, bem como a professores dos grupos de Educação Tecnológica, Eletrotecnia e Informática das escolas do arquipélago, representa “mais um passo” na implementação das medidas do Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores (PACCTO Açores).

No âmbito deste Plano foram criados, em 2018, seis clubes de Programação e Robótica nas escolas açorianas e serão criados, este ano, mais 13, num investimento total de 95 mil euros.

O Diretor Regional adiantou ainda que está prevista a realização de “mais uma série de ações de formação nas áreas da Robótica, Programação e Espaço, que vão decorrer, até final de julho, em diferentes ilhas do arquipélago”.

Com estas e outras medidas, o Governo dos Açores pretende melhorar as competências dos docentes em matéria das STEM, permitindo, assim, uma melhor e mais consolidada cultura científica e tecnológica dos jovens açorianos, referiu Bruno Pacheco.

Pontos de Interesse