
A Diretora Regional dos Assuntos Europeus afirmou hoje, em Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias, que o projeto estratégico Hexagone permitirá criar “bases sólidas” para prosseguir com iniciativas conjuntas potenciadoras de crescimento e de emprego e que dinamizem “económica, social e culturalmente” o espaço de cooperação Açores-Madeira-Canárias-Cabo Verde-Senegal e Mauritânia no pós 2020.
“Nos Açores, o Hexagone tem vindo a permitir e fomentar a criação de redes e o estabelecimento de contactos em todo o espaço de cooperação, com especial incidência no espaço que poderemos designar mais tradicional: Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde”, salientou Célia Azevedo.
A Diretora Regional falava na sessão de abertura da reunião da plataforma para a concertação entre o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e o Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED), no âmbito do projeto Hexagone.
Na sua intervenção, Célia Azevedo referiu que “ascende a 129 o número de projetos envolvendo parceiros dos Açores apresentados na segunda convocatória do MAC”, manifestando a convicção de que estas candidaturas possam, em breve, traduzir-se em projetos aprovados e que a sua implementação se constitua como “uma mais valia para todo o espaço de cooperação do programa”.
“Atualmente, os Açores são beneficiários principais em três projetos com potencial de concertação”, disse a Diretora Regional, sublinhando que são “passíveis do desenvolvimento de ações compatibilizando a utilização do FEDER com o FED”.
Célia Azevedo referia-se aos projetos ‘Craft & Art’, da Associação Grater, ‘Alert4You’, da Direção Regional das Obras Públicas e Comunicações do Governo dos Açores, e ‘Jarup III’, desenvolvido pela Associação de Municípios dos Açores.
A Diretora Regional realçou a importância desta jornada de trabalho, “rica pelo número de projetos, pela sua diversidade e pela elevada mobilização que foi possível promover”, destacando os “efeitos multiplicadores” que pode envolver, através das ideias, boas práticas e realidades dos parceiros que participam neste projeto, “perspetivando o futuro para estes projetos e para os vindouros”.
A plataforma para a concertação entre o FEDER e o FED e outras linhas de financiamento europeu, no âmbito do projeto estratégico HEXAGONE, é uma estrutura de coordenação que desempenha um papel fundamental na mobilização dos diversos intervenientes tendo em vista a identificação e a disponibilização dos fundos do FED e do FEDER para projetos de cooperação comuns.
Recent Comments