Cinfães localiza-se no norte de Portugal, na margem esquerda do rio Douro, a pouco mais de uma hora de distâncias das cidades do Porto, Vila Real e Viseu. Tem como principais vias de acesso a A4 e a N222, a partir do Porto, e a A24 e N321, a partir de Vila Real e Viseu.
Com uma frente ribeirinha voltada para o rio Douro e abrangendo duas áreas classificadas da Rede Natura 2000 – o rio Paiva e a serra do Montemuro, o município possui valores naturais ímpares, com especial destaque para a riqueza da biodiversidade e a singular beleza das paisagens.
Cinfães é, também, terra de elevados valores históricos e culturais. Os vestígios megalíticos pré-celtas comprovam uma ocupação que chega a atingir 5 milénios. E das ordens emanadas pela Igreja em plena Idade Média perduraram até aos nossos dias, sóbrios, robustos e valiosos templos românicos.
A fundação multisecular e a relevância histórica de Cinfães envolvem personalidades como D. Egas Moniz, que daqui saiu enquanto senhor de Ribadouro; D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que aqui partilhou a sua infância; e o General Alexandre Serpa Pinto, filho de famílias nobres, que daqui partiu para descobrir África e aqui regressou para dar conhecimento dela ao mundo.
Tendo como ponto de partida a descoberta do Douro Verde ® e das Montanhas Mágicas ® explore todos os atrativos naturais, históricos e culturais que o município de Cinfães tem para oferecer, incluindo a sua gastronomia e artesanato, e desfrute da reconfortante hospitalidade e da arte de bem receber das suas gentes!
Recent Comments