O Presidente do Governo destacou o heroísmo dos Açorianos que emigraram para a Califórnia, considerando que a melhor homenagem que se pode prestar a esta “extraordinária história” passa pelo reforço da relação entre os Açores e este Estado norte-americano.
“Tive oportunidade de visitar algumas das Comunidades Açorianas espalhadas pelo mundo – no Canadá, nos Estados Unidos da América e no Brasil – e há uma nota comum a todas estas histórias, que é o heroísmo e a grande ambição. Também aqui, em San Diego, se percebe bem essa nota de heroísmo”, afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo falava sexta-feira no encontro com a Comunidade Açoriana de San Diego, no último dia da deslocação oficial que realizou ao Estado da Califórnia, que incluiu, além de vários encontros institucionais, também visitas às comunidades de Sacramento, Hilmar, Fresno e Artesia, assim como a inauguração do Portuguese Beyond Borders Institute da Universidade de Fresno.
“Imagine-se o que é, recuando mais de 100 anos, sair dos Açores, não conhecer a língua, não conhecer o país e, muitas vezes, não conhecer ninguém, atravessar o mar e aventurar-se, depois, por terra dentro, num país que era completamente estranho”, salientou.
Perante cerca de três centenas de pessoas que encheram o United Portuguese Sociedade do Espírito Santo, Vasco Cordeiro prestou, assim, homenagem a esta história, assim como a todos aqueles que “hoje representam esse caminho de determinação, de ambição e de persistência”.
“Esse é o caminho que hoje é representado pelas atuais Comunidades Açorianas. Uma responsabilidade que é também da juventude de perceber essa história magnífica feita de sangue, suor e lágrimas nas terras da Califórnia”, destacou Vasco Cordeiro.
Na sua intervenção, o Presidente do Governo defendeu ainda que a melhor forma de homenagear aqueles que chegaram à Califórnia com apenas “sonhos e esperança” é, não apenas olhar para trás, mas também perceber o que “podemos e queremos fazer para manter forte esta ligação dos Açores com a sua Diáspora” no futuro.
“Como é que nós podemos olhar para o futuro e convocar todos aqueles que sentem essa ligação com a sua terra natal ou com a terra natal dos seus antepassados e por essa relação ao serviço de ambas as comunidades”, preconizou Vasco Cordeiro, ao sublinhar que a Região apresenta atualmente “novas oportunidades e novas possibilidades de rentabilizar essa relação”.
Nesta deslocação oficial, o Presidente do Governo esteve acompanhado pelo Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, Rui Bettencourt, e por deputados do PS e do PSD à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
Segundo o American Community Survey de 2017, a população de origem portuguesa no Estado da Califórnia é de cerca de 345 mil pessoas, estimando-se que cerca de 70 por cento seja oriunda dos Açores.
Com início em meados do século XIX, a Comunidade Açoriana está radicada na Califórnia há várias gerações, mantendo inúmeras tradições e dinamizando várias organizações, nomeadamente Irmandades do Divino Espírito Santo, Bandas Filarmónicas, Grupos Folclóricos, entre outras, bem como ocupando lugares de destaques em vários setores deste Estado norte-americano.