Select Page

Governo dos Açores divulga apoios à Comunicação Social

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares remeteu a todos os órgãos de comunicação social privados dos Açores um documento onde divulga os Incentivos de Estado à Comunicação Social Privada, cujo período de candidatura decorre até 22 de março.

 

O documento enviado por Berto Messias refere as várias medidas de apoio contempladas neste regime.

 

O Incentivo ao Emprego e à Formação Profissional visa promover a empregabilidade, a capacitação e o desenvolvimento de competências na área da comunicação social, incluindo as vertentes da gestão empresarial e comercial do setor dos media, enquanto o Incentivo à Modernização Tecnológica tem por objetivo apoiar projetos orientados para a requalificação e reconversão de equipamentos e infraestruturas dos meios de radiodifusão de âmbito local.

 

Por seu lado, o Incentivo ao Desenvolvimento Digital destina-se a apoiar projetos orientados para a utilização de plataformas multimédia e conversão sustentável para o digital dos órgãos de comunicação social, no sentido de promover a convergência e estimular a produção de novos formatos jornalísticos através do melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

 

Relativamente ao Incentivo à Acessibilidade à Comunicação Social, o seu objetivo é o desenvolvimento de projetos e programas de âmbito regional ou local que assegurem ou promovam a acessibilidade de pessoas com deficiência aos conteúdos da comunicação social e às tecnologias de informação e comunicação.

 

O Incentivo ao Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas destina-se a apoiar os órgãos de comunicação social de âmbito regional ou local na criação de parcerias, acordos e outras formas de associação ou colaboração com outros órgãos de comunicação social sediados em território nacional ou no estrangeiro, tendo em vista uma melhor utilização dos recursos disponíveis, o aprofundamento de relações comerciais e editoriais, a valorização da comunicação social em língua portuguesa, o fortalecimento de estratégias de desenvolvimento regional e o intercâmbio com órgãos de comunicação social em língua portuguesa sediados no estrangeiro ou em países de língua oficial portuguesa.

 

Por sua vez, o Incentivo à Literacia e Educação para a Comunicação Social visa o desenvolvimento de projetos e programas de âmbito regional ou local que estimulem e reforcem a literacia e a inclusão para a comunicação social, o conhecimento de assuntos de caráter local e regional e a captação de novos leitores, especialmente em novos suportes e meios de acesso, numa determinada comunidade regional.

 

Os formulários para as candidaturas e toda a informação legislativa e administrativa foi remetida aos órgãos de comunicação social e estão disponíveis no Portal do Governo dos Açores, em www.azores.gov.pt, na secção referente ao Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.

 

No ofício remetido aos órgãos de comunicação social privados dos Açores, Berto Messias disponibiliza ainda todo o apoio administrativo necessário para a elaboração das candidaturas.

Pontos de Interesse

Museu da Indústria Baleeira comemora 25 anos

A Direção Regional da Cultura, através do Museu do Pico, comemora segunda-feira, dia 20 de maio, a passagem do 25.º aniversário do Museu da Indústria Baleeira.   A sessão comemorativa das Bodas de Prata terá o seu início pelas 21h00, no Museu da Indústria Baleeira, em...