Select Page

Alunos surdos da EBI dos Arrifes terão o apoio indispensável, garante Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura assegurou, na Assembleia Legislativa, na Horta, que o Governo dos Açores “continuará a garantir o apoio indispensável” aos alunos surdos da Escola Básica Integrada dos Arrifes, em S. Miguel.

 

Avelino Meneses adiantou que esse apoio terá maior “estabilidade” com a conclusão do concurso aberto esta quinta-feira para a contratação por tempo indeterminado de quatro técnicos.

 

A contratação de intérpretes de língua gestual portuguesa em regime de prestação de serviços pela “escola de referência”- a EBI de Arrifes -, processo iniciado no ano letivo 2009/2010, decorria de uma necessidade resultante da “inexistência nem sequer de uma carreira própria, mas de licenciados nesta área”, referiu o Secretário Regional.

 

Os intérpretes de língua gestual portuguesa eram “obrigatoriamente” contratados como prestadores de serviços “por força a sua especial aptidão técnica”, acrescentou Avelino Meneses.

 

“A variabilidade do número de surdos, felizmente em redução nos últimos anos, também não aconselharia a celebração de contratos definitivos, a não ser aqueles que agora se propõe e somente para a escola de referência e com o dever de acudir às necessidades das demais unidades orgânicas”, salientou.

 

Na sua intervenção, Avelino Meneses sublinhou que o lançamento deste concurso “faz-se necessariamente” no início de cada ano económico, depois de “aprovado” o mapa global das vagas por departamento e de incluído no plano previsional da respetiva unidade orgânica.

 

Toda esta situação implica que o acesso aos quadros pelos técnicos agora em exercício de funções dependa “legalmente e sempre” de um processo prévio de seleção, não existindo desta forma “a hipótese de proteção” dos técnicos em exercício, frisou.

 

O Secretário Regional da Educação e Cultura referiu ainda ser “ilegal” a prorrogação dos contratos a termo certo dos técnicos  em causa por atingirem o limite de tempo.

 

Nos Açores existem 33 alunos surdos divididos por 14 unidades orgânicas, dos quais 24 na ilha de S. Miguel.

Pontos de Interesse

Avelino Meneses destaca maior apoio aos alunos dos Açores

O Secretário Regional da Educação e Cultura destacou hoje, em Ponta Delgada, que, por cada ano que passa, é “maior o apoio” dado aos alunos dos Açores “em benefício da melhoria dos resultados escolares”.   Avelino Meneses, que falava na sessão de apresentação do I...