Select Page

‘Jovens, Europa e Futuro’ dão alma ao programa Cidadania Europeia, afirma Rui Bettencourt

O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, em Ponta Delgada, que Jovens, Europa e Futuro são as palavras chave que suportam e “dão a alma” ao programa Cidadania Europeia.

 

Rui Bettencourt, que falava na apresentação das atividades para 2019 no âmbito do programa ‘Cidadania Europeia – A Europa para os Açorianos’, que contou também com a presença do Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares, Berto Messias, sublinhou que o objetivo é “mobilizar os jovens para um sentimento de pertença a uma história, a valores e a um futuro europeu comum que temos que construir”.

 

“É muitíssimo importante estarem aqui a pensar no futuro, a pensar na Europa, a pensar no papel que vocês vão ter ao longo deste século e como podem participar”, frisou o governante, dirigindo-se aos participantes na abertura do colóquio ‘Educação para a Cidadania Europeia’, no âmbito do qual decorreu esta apresentação.

 

Esta iniciativa do Governo dos Açores, em parceria com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, é dirigida aos agentes educativos e visa contribuir para a sua formação em questões europeias.

 

Para Rui Bettencourt, os agentes educativos “são a correia de transmissão entre aquilo que está a acontecer, a realidade, e aquilo que é necessário os jovens se aperceberem que está a acontecer”.

 

Para o titular da pasta das Relações Externas, “torna-se realmente fundamental termos a consciência de que este ano é um ano muito particular, onde as escolhas são feitas e onde caminhos diferentes podem ser trilhados”, acrescentando que foi criado este programa pelo Governo dos Açores “também a pensar nisso e, sobretudo, a pensar nisso”.

 

Entre as atividades previstas para este ano, Rui Bettencourt destacou a comemoração do Dia da Europa na ilha de Santa Maria, a 9 de maio, com uma homenagem a cidadãs europeias de Santa Maria, com a colaboração do fotógrafo Pepe Brix, além de uma série de atividades e oficinas para a população estudantil, a par da iniciativa ‘Rua da Europa’ em todos os concelhos da Região.

 

O Secretário Regional anunciou ainda a inauguração da mostra expositiva ‘Jean Monnet – um dos arquitetos da União Europeia’ no Faial, a 29 de março, e a conferência ‘O papel da União Europeia na defesa da biodiversidade e do ambiente’, em São Jorge, a 26 de abril, além da comemoração do Dia Europeu da Música, na Graciosa, e do Dia Europeu das Línguas, na Terceira.

 

Por outro lado, destacou a realização de um ciclo de cinema com a apresentação de curtas metragens sobre temáticas europeias, no âmbito do projeto #EUandMe, da Comissão Europeia, e a disponibilização de diversos recursos educativos pelo Governo dos Açores às escolas interessadas.

 

Rui Bettencourt recordou ainda que estão a decorrer os concursos multimédia e literário sobre a temática ‘Os Jovens, a Europa, o Futuro’, bem como a continuação do projeto ‘Sou EU’ que tem previsto para este ano a realização de 125 sessões destinadas a alunos do 4.º ano de todas as escolas do arquipélago.

Pontos de Interesse

Novo miradouro do Vale das Furnas está concluído

O Diretor Regional das Obras Públicas e Comunicações visitou hoje os trabalhos de conclusão do novo miradouro do Vale das Furnas, em São Miguel, executado por administração direta, com um investimento de cerca de 15 mil euros. Esta estrutura, construída de raiz...