Select Page

Guarda Nacional Republicana e Município da Lousã promovem ação de sensibilização e prevenção

A Guarda Nacional Republicana iniciou hoje um conjunto de ações de sensibilização sobre a limpeza e gestão de faixas de gestão de combustível no Concelho da Lousã.

Esta ação inspetiva, apoiada pela Câmara Municipal e que se irá prolongar até 28 de março, incidirá nas freguesias das Gândaras, Lousã, Vilarinho e Foz de Arouce e Casal de Ermio.

Para além da sensibilização junto da população, as patrulhas da GNR vão proceder à fiscalização das faixas e esclarecer dúvidas que os proprietários tenham relativamente ao Decreto-Lei nº 124/2006, de 28 de junho, que define que a limpeza deveria ter sido efetuada até ao passado dia 15 de março, numa faixa de largura não inferior a 50 metros, no caso de edifícios, e de largura não inferior a 100 metros, em torno dos aglomerados populacionais, definidos no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Nestas áreas, a gestão de combustíveis deve ter em conta os seguintes critérios: a distância entre as copas das árvores tem de ser, no mínimo de 10 metros, nos povoamentos de pinheiro bravo e eucalipto, e de 4 metros para as outras espécies, devendo as árvores, em ambos os casos, estar desramadas em 50 por cento da sua altura até que estas atinjam os 8 metros. A partir daí, a desramação deve ser feita, no mínimo até 4 metros acima do solo. Estas medidas não se aplicam a árvores produtoras de fruto e árvores inseridas em parques urbanos.

Pontos de Interesse

3000 beatas recolhidas nas praias fluviais

Decorreram, na passada semana, duas ações de sensibilização “Lousã sem beatas”, onde participaram cerca de 20 voluntários, munidos de garrafas de plástico, sacos e luvas, em pequenos grupos, limparam toda a zona balnear das Praias Fluviais da Senhora da Graça e da...