O Governo dos Açores vai apoiar a Santa Casa da Misericórdia do Corvo em cerca de 9.500 euros para a aquisição de vãos para o edifício do Centro de Convívio de idosos, revelou hoje o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.
“Este Centro de Convívio é frequentado por 22 idosos e o Governo dos Açores entende que deve prosseguir o caminho de parceria com as instituições, na valorização das infraestruturas e equipamentos disponíveis para esta faixa etária em toda a Região”, frisou Berto Messias, que falava na apresentação do Comunicado do Conselho de Governo, no âmbito da visita estatutária ao Corvo.
Na área da educação, o Executivo decidiu também modernizar a rede informática da Escola Básica e Secundária Mouzinho da Silveira, “num investimento estimado de cerca de 30 mil euros”, adiantou Berto Messias.
O Secretário Regional referiu ainda que o Governo dos Açores vai celebrar um contrato ARAAL com a Câmara Municipal para “apoio ao projeto de promoção da atividade física ‘Corvo em Movimento’, destinado a toda a população da ilha”, que contará com um apoio de 20 mil euros por parte do Executivo.
O Governo dos Açores decidiu, por outro lado, avançar com o projeto de estabilização da arriba adjacente à Vila do Corvo e da arriba na zona do boqueirão, “cumprindo a política de avaliação e intervenção na proteção da orla costeira que está em curso em toda a Região, tendo sempre como prioridade a segurança de pessoas e bens”.
O Secretário Regional afirmou que o Governo irá “apoiar a Cooperativa Agrícola do Corvo, com um valor de cerca de 14 mil euros”, que será dedicada à gestão das explorações agrícolas.
Segundo Berto Messias, esta cooperativa “cumpre um importante papel de apoio na gestão económica, técnica e na prestação de serviços especializados às explorações agrícolas corvinas”, sendo “fundamental assegurar condições para que continue a desempenhar esse papel”.
Ainda neste domínio, também a Lacticorvo será apoiada com uma verba de cerca de 20 mil euros para o “desenvolvimento de ações de valorização do queijo artesanal do Corvo, com o propósito de garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento da produção de leite e queijeira na ilha”, afirmou.
A requalificação e ampliação das redes de abastecimento de água da ilha do Corvo, a aquisição de alfaias agrícolas, a formação para controlo integrado de roedores, a realização de uma ação de formação em Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, a aquisição de uma viatura elétrica para o Serviço de Ambiente do Corvo e o apoio às associações juvenis da ilha do Corvo foram outras matérias deliberadas pelo Governo dos Açores.