Select Page

Criados 21 Clubes de Programação e Robótica nas escolas dos Açores

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Santa Cruz das Flores, que foram criados este ano mais 15 novos clubes de Programação e Robótica em várias escolas dos Açores.

 

Gui Menezes adiantou que o Governo dos Açores vai investir este ano 84 mil euros nos clubes escolares de programação e de robótica, sendo que 75 mil euros se destinam à criação dos novos clubes e o restante montante será para apoiar o funcionamento dos seis clubes criados em 2018.

 

O Secretário Regional falava durante uma visita ao Clube de Programação e Robótica da Escola Básica e Secundária das Flores, um dos clubes criados em 2018, que contou também com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.

 

Estes clubes, que arrancaram no ano passado como projeto-piloto em seis escolas do arquipélago, no âmbito do Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica dos Açores (PACCTO Açores),  permitem aos alunos desenvolverem competências nas áreas das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

 

Segundo o Secretário Regional da Ciência e Tecnologia, esta iniciativa “visa contribuir para a divulgação [da cultura] científica e tecnológica e do ensino experimental das ciências” nas escolas açorianas.

 

O objetivo é possibilitar aos alunos, em contexto de sala de aula ou noutros contextos mais informais, o contacto prático e direto com temáticas científicas e tecnológicas.

 

Gui Menezes frisou que estes clubes “abrangem vários níveis de escolaridade e permitem não só aprender as tecnologias, a programação, mas também outros conteúdos, através da utilização dos equipamentos de robótica”.

 

Por seu lado, o Secretário Regional da Educação e Cultura adiantou que, no âmbito das alterações curriculares que estão em curso, a unidade curricular de Tecnologias da Informação e da Comunicação será individualizada, num “sinal” de que esta área “é importante na atualidade e deve ser, naturalmente, desenvolvida”.

 

Avelino Meneses realçou ainda a importância dos clubes de robótica que têm sido criados nas escolas açorianas, no âmbito da colaboração entre as secretarias regionais da Educação e Cultura e do Mar, Ciência e Tecnologia, na divulgação da cultura das novas tecnologias.

 

No início deste ano, realizou-se, no âmbito desta iniciativa, uma formação para docentes sobre ‘Projetos Transversais com Robótica Educativa’, desenvolvida pelo Governo dos Açores, em parceria com a Associação Nacional de Professores de Informática e destinada aos coordenadores dos Clubes de Programação e Robótica, bem como a professores dos grupos de Educação Tecnológica, Eletrotecnia e Informática das escolas do arquipélago.

Pontos de Interesse