O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou hoje, em Bruxelas, que o Governo dos Açores considera muito importante e de extrema utilidade para o futuro da agricultura no arquipélago, o trabalho de grande proximidade que está a ser feito, em conjunto com a Federação Agrícola dos Açores, junto das instituições europeias.
“O Governo Regional, em articulação com a Federação Agrícola dos Açores, tem feito um trabalho dedicado e proativo em defesa dos agricultores açorianos. Os contactos mantidos esta semana em Bruxelas, tanto com o Chefe da Unidade POSEI, como com o Gabinete do Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural são a prova disso mesmo”, salientou João Ponte, reagindo a críticas do PSD/Açores, que acusou o governante de desvalorizar as pretensões dos Açores na União Europeia ao não estar presente no plenário durante o debate parlamentar sobre o Quadro Financeiro Plurianual 2021 – 2027.
O titular da pasta da Agricultura destacou que, numa fase em que está a ser negociado o futuro da PAC pós 2020, em que começa a ser preparado um conjunto de alterações ao POSEI para o próximo ano, as autoridades açorianas não podem estar arredadas do centro de decisão europeu.
“O deputado do PSD António Almeida prefere criar factos políticos e o ataque pessoal, como se isso contribuísse de alguma forma para ajudar o setor a ultrapassar os desafios com que está confrontado e para melhorar o rendimento dos agricultores”, salientou João Ponte, alegando que o PSD se contradiz, pois, ao mesmo tempo que critica a deslocação a Bruxelas de um membro do Governo Regional, defende que “os Açores devem apresentar-se junto das instituições europeias, reclamando, no âmbito da Política Agrícola Comum, os meios financeiros, mas também legislativos adequados a um futuro sustentável e sustentado da agricultura açoriana”.
Para o Secretário Regional da Agricultura e Florestas, importa clarificar e reconhecer que, nos últimos anos, o setor agrícola sofreu uma grande evolução positiva a todos os níveis, incluindo na melhoria do rendimento dos produtores, apesar do Governo Regional reconhecer que não é o desejável.
“Não reconhecer isso, como faz sistematicamente o PSD, é negar a realidade, é menosprezar a capacidade de inovação e de modernização que os agricultores têm demonstrado e o grande trabalho que estes têm feito no crescimento e no desenvolvimento da agricultura nos Açores” disse João Ponte, acrescentando que a atual conjuntura é de união, de cerrar fileiras em defesa de um bem maior que é o desenvolvimento do setor agrícola, em vez da crítica pela crítica.
Hoje, em Bruxelas, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas participou, acompanhado por Jorge Rita, no Fórum para o Futuro da Agricultura 2019, dedicado à próxima geração.
O Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan, foi um dos oradores convidados deste fórum, no painel sobre a Política Agrícola Comum para a próxima geração, a que também assistiu o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita.
As alterações climáticas, a sustentabilidade financeira, as novas perspetivas e a nova geração de consumidores foram outras das temáticas abordadas neste encontro internacional, que reuniu líderes políticos, empresas e representantes da sociedade civil.