
Esta intervenção, orçada em 103.763,50€ (acrescidos de iva), resulta da disponibilização de uma verba de 60 milhões de euros, proveniente do Fundo Ambiental, destinada às áreas atingidas pelos incêndios em outubro de 2017.
Os trabalhos vão decorrer nos terrenos em frente de rio, nomeadamente ao longo da margem do Rio Alva, a montante da Ronqueira, no Rio Cavalos, Ribeira de Tábua e Ribeira de São Simão, estando previstas diversas intervenções na área de domínio hídrico (uma faixa de 10 metros), nomeadamente o corte de espécies invasoras, como as acácias ou eucaliptos, e a poda ou plantação de espécies autóctones, como salgueiros, amieiros, freixos, carvalhos e sobreiros.
Os proprietários foram convidados a acompanharem os trabalhos, informando que em caso de recusa de realização da intervenção, estes incorrem em incumprimento, ficando com a obrigação de efetuarem os trabalhos num prazo a determinar, tendo de assumir os custos.
Com esta empreitada pretende-se por um lado criar barreiras para que as cinzas não entrem nas linhas de água e criar condições naturais de resistência a cheias e prevenir os efeitos de erosão das mesmas.
Após esta intervenção, caberá aos proprietários assumirem a manutenção dos terrenos, de modo a proteger as margens das linhas de água e preservar a sua biodiversidade.
De salientar que, antes da Sessão de Esclarecimento, foi realizada uma visita de acompanhamento técnico de obra aos locais a intervencionar.
Recent Comments