O Meeting Internacional do Porto WOS de natação, cuja 32.ª edição se realiza nos 4 e 5 de junho no renovado Complexo Piscina de Campanhã FC Porto, será a última competição a possibilitar a obtenção de mínimos para os Jogos Olímpicos, em agosto. Diogo Carvalho e Alexis Santos são, até ao momento, os únicos nadadores portugueses com presença assegurada no Rio de Janeiro.
A Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP) e a World of Sports (WOS) assinaram recentemente um protocolo de parceria que prevê a dinamização e promoção da prova-rainha do calendário português (em 2015, não se realizou devido às obras de remodelação da Piscina de Campanhã).
A competição, que pela primeira vez decorrerá em piscina coberta, será disputada em sistema de eliminatórias (9 horas) e finais (16 horas). Destaque ainda ainda para o super-sprint, prova de 50 metros de cada técnica e para cada género, com a participação dos atletas com os oito melhores tempos das eliminatórias.
Na última edição do encontro, realizada em 2014, o Brasil venceu coletivamente com 217 pontos, seguido do FC Porto com 163 e da República Checa com 117, num ano em que foram estabelecidos dois novos recordes nacionais de juvenis A e batidos quatro recordes da prova. A checa Barbora Zavadova e o brasileiro Matheus Santana foram os nadadores com melhor performance.
O Meeting Internacional do Porto WOS de 2016 conta com o apoio da Porto Lazer, FC Porto e Junta de Freguesia de Campanhã.