É objectivo da terceira temporada do ciclo de piano “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos” a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a colecção de partituras do Museu Nacional da Música.
O ciclo realizar-se-á entre os meses de março e julho de 2019, com a apresentação de 8 pianistas nacionais e internacionais.
Próximo concerto:
6 de junho, às 19h00 – Jorge Gonçalves Piano
3º Ciclo Músicas do Acervo | Compositores Portugueses e seus ContemporâneosComissário: Adriano NogueiraÉ objectivo da terceira temporada do ciclo de piano “Músicas do Acervo: Compositores Portugueses e seus Contemporâneos” a divulgação e valorização do repertório da música erudita portuguesa, bem como a sua contextualização nas estéticas musicais ocidentais dos séculos XIX e XX, tendo por base a colecção de partituras do Museu Nacional da Música. O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Cronner de Vasconcelos ou Fernando Lopes Graça. Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as mencionadas composições e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado para confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.O ciclo realizar-se-á entre os meses de Março e Julho de 2019, com a apresentação de 8 pianistas nacionais e internacionais.com Adriano Nogueira, Anne Kaasa (14 de Março), Steven Chervenkov (22 de Março), António Luís Silva – Pianist, Composer (12 de Abril), Olesya Kiba (22 de Abril), Felipe Rodrigues (2 de Maio), Jorge Gonçalves Piano (6 de Junho), Ricardo Martins (27 de Junho), Duarte Pereira Martins (12 de Julho)
Programa do Ciclo
6 de junho, às 19h00 – Jorge Gonçalves Piano
27 de junho, às 19h00 – Ricardo Martins
12 de julho, às 19h00 – Duarte Pereira Martins
O Museu conta com um acervo de partituras de compositores portugueses ainda não inteiramente divulgadas, apesar da riqueza musical nelas contidas. Referimo-nos, em concreto, aos períodos correspondentes aos séculos XIX e XX, deles fazendo parte obras de compositores como Alfredo Keil, Júlio Cardona, José Vianna da Motta, Luís de Freitas Branco, Jorge Cronner de Vasconcelos ou Fernando Lopes Graça. Em cada concerto, com a duração de 50 minutos, procurar-se-ão apresentar as mencionadas composições e enquadrá-las no contexto musical do qual fazem parte, a partir da execução de obras de compositores estrangeiros que marcaram aquela mesma época. Deste modo, o público irá ser estimulado para confrontar as obras portuguesas com as composições estrangeiras, algumas delas, em geral, já do seu conhecimento.
Pontos de Interesse