Select Page

5º Concurso de Martelinhos de S. João

A Fundação da Juventude irá eleger os mais criativos Martelinhos de São João! Este ano há um prémio extra atribuído pela Porto Lazer para um trabalho de intervenção urbana.

Assim, aos 4500 euros atribuídos pela Fundação Millennium BCP para as várias categorias (2D, objeto e vídeo), somam-se 1500 euros da Câmara do Porto para uma obra artística desenvolvida obrigatoriamente a partir dos típicos martelos de São João em plástico.

Criado em 1963, o martelo foi idealizado a pedido de jovens estudantes que procuravam um objeto ruidoso para utilizarem nos desfiles da Queima das Fitas. Inspirado num saleiro pimenteiro que viu numa das suas viagens, o industrial ao conjunto que tinha o aspeto de um fole juntou um apito e um cabo que viria a servir de brinquedo ruidoso para os estudantes. O sucesso foi tal que os estudantes usaram depois no São João, o que gerou ainda mais curiosidade e iniciou uma tradição que se estende aos dias de hoje.

Irá realizar-se um exposição final com as 250 propostas mais votadas na Fundação da Juventude, mais concretamente no “Palácio das Artes – Fábrica de Talentos”, de 10 junho a 16 de julho.

A Fundação da Juventude, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, a ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e com o apoio da Fundação Millennium BCP, lançam o desafio aos mais criativos!

 

Veja os vencedores:

2015

2014

Pontos de Interesse