O Le Consulat recebe, nas sete salas do primeiro piso, uma exposição inédita de nove trabalhos desenvolvidos pela Uq! Editions, sediada entre Lisboa e o Rio de Janeiro. A Uq! é uma editora de coleções. São livros-objeto (ou “livros de artista”) com uma característica singular: cada exemplar constitui uma peça única, um original. Todas as obras da Uq! contam com a colaboração de dezenas de tipógrafos, impressores de gravuras ou serigrafias, marceneiros, artífices em acrílico ou aço, fabricantes de papéis artesanais, moldureiros e importantes artesãos, sempre sob o planejamento editorial e direção gráfica de Lucia Bertazzo e Leonel Kaz.
Entre os 9 trabalhos apresentados no Le Consulat no âmbito da exposição “A Arte do Livro de Arte”, destacam-se dois lançamentos portugueses: “Cântico Negro” de Pedro Cabrita Reis e os poemas inéditos de José Eduardo Agualusa escritos para a edição do artista brasileiro AlexFlemming.
Curadoria de Adelaide Ginga
Artistas:Pedro Cabrita Reis (PT); Alex Flemming (BR); Luiz Zerbini (BR); Ferreira Gullar (BR); António Dias (BR); Frans Krajcberg (PL); Wanda Pimentel (BR);Roberto Magalhães (BR) e Paulo Climachauska (BR)
Pontos de Interesse