
Investigador em Estudos Culturais, Stuart Hall (1932 – 2014) dedicou a sua vida ao estudo dos laços entre cultura, poder, política e história, de forma a articular o seu papel na construção de identidades pessoais e nacionais.
Partindo do seu ensaio Codificação e Descodificação no Discurso Televisivo (1973), esta exposição aborda o modo como o sentido é construído, pode ser distorcido e desconectado do seu intuito original para passar a produzir narrativas especificas ou transversais. A exposição inclui instalações em filme e vídeo, materiais recolhidos em arquivos de imagem e áudio, para refletir sobre acontecimentos sociopolíticos recentes e de que forma eles se inscreveram na história.
Sugerindo a importância de perspetivas múltiplas e alternativas para a compreensão destes momentos na história, que tantas vezes é moldada por narrativas dominantes. Nesse sentido, as obras reenquadram o passado numa tentativa de propor novas formas de perceção do mundo em que vivemos, desafiando constrangimentos formais ao operar uma abordagem das questões sociais essenciais com que se confronta a cultura contemporânea.
Exposição itinerante organizada por The Power Plant Contemporary Art Gallery, Toronto, em parceria com a Autograph ABP.Curadoria de Gaëtane Verna (Diretora, The Power Plant) e Mark Sealy (Diretora, Autograph ABP).
Artistas: Terry Adkins, John Akomfrah, Sven Augustijnen, Steve McQueen, Shelagh Keeley e Zineb Sedira.
Recent Comments