Select Page

A Fonte da Gardunha | 12 em Rede´21

Castelo Novo

10:00 – 12:00 – Visita Guiada Águas do Alardo

                          Local: Fábrica das Águas do Alardo

Visita guiada à fábrica das Águas do Alardo que permitirá desvendar as características desta água que nasce no coração da Serra da Gardunha.

 

  Todo o dia – Mercado da Belisandra

                        Local: Largo Juiz de Fora

Espaço que integra a Associação Sócio Cultural de Castelo Novo, a Galeria Manuela Justino, o Atelier Histórias Criativas e o mercado de produtos do Fundão com a projeção na rua do filme UMA ALDEIA

 

Todo o dia – Percurso Histórico de Castelo Novo (Audio Walk)

                       Local: Posto de Turismo

Percurso orientado em autonomia pelo património edificado da Aldeia Histórica de Castelo Novo

Áudio Walk através da app IZI Travel

 

Todo o dia – Percurso Uma Aldeia (Audio Walk)

                       Local: Posto de Turismo

Percurso sonoro, orientando em autonomia, na aldeia de Castelo Novo, que convida os espectadores-ouvintes a construir e a recriar o espaço da aldeia de Castelo Novo e a mapear o espaço e o tempo histórico, interagindo com o quotidiano visível e invisível dos habitantes da aldeia, desenhando caminhos e geometrias sobre o território e a memória de Castelo Novo.

Áudio Walk através da app IZI Travel

Direcção artística: Manuel Ferreira, Tiago Porteiro

Direção técnica: Ruben Páscoa

 

 Todo o dia – Desvio (instalação sonora pela Aldeia)

                        Local: Posto de Turismo

Desvio é uma intervenção sobre o som das terras de Castelo Novo, onde se procura descobrir a história e as estórias das suas gentes. A água revela-se aqui o fio condutor de toda esta narrativa, moldando a sua paisagem e regulando o pulsar dos seus habitantes. Esta intervenção consiste num conjunto de ações em forma de instalações sonoras e audiovisuais que procura retratar, através do som, toda a vida que irradia em Castelo Novo.

Em Desvio, os visitantes podem percorrer um caminho traçado entre a fonte da Bica e o Largo do Pelourinho onde o som provém de onde menos esperamos – do chão, do cimo da torre do Castelo ou de dentro de uma fonte. No final deste percurso, entramos na sala da antiga câmara municipal e mergulhamos numa instalação onde a água se transforma num elemento plástico e sonoro, amplificado e reconvertido numa nova narrativa poética. Ainda nesta lógica de transformação, estará em exibição constante um vídeo na sala audiovisual do Castelo, onde a pedra e a água se fundem num retrato melancólico e apaixonado da Aldeia de Castelo Novo

Direção artística: Associação Sonoscopia

 

15:00 – Oficina Ouvir A Água 

                       Local: Posto de Turismo

Grande parte da nossa escuta é feita pelos sons que são transmitidos pelo ar, e fortemente condicionados pela envolvente visual que os rodeia. E se ouvíssemos debaixo de água? Ou pela transmissão mecânica que é feita pelos materiais sólidos, ou até mesmo de olhos vendados? Nesta oficina viramos o nosso foco para os diferentes modos de ouvir, acompanhando os participantes num percurso de descoberta do som de Castelo Novo, e dando-lhes vários utensílios que permitem ouvir de formas insólitas e fascinantes.

Duração: 1 hora

Número de participantes: 15 (Esgotado) 

Direção artística: Associação Sonoscopia

 

15:00 – 20:00 – DeGelo – DIAMANTE BRUTO (Instalação Sonora/ Plástica & Deambulações Coreográficas) – Streaming

                           Local: Bosque da Quinta do Alardo

Com “DeGELO – Diamante Bruto”, João Bento pretende dar voz a uma causa fundamental, a preservação do planeta através da consciencialização para a importância da água. A peça, viva e fluida, quer transmitir sensações e emoções associadas ao fenómeno natural de descongelamento, traduzindo-se numa experiência multissensorial em que a visão, a audição e até o tacto são os sentidos mais presentes, sem no entanto, esquecer os restantes.

É como se, de repente, fossemos emergidos na Natureza e estivéssemos nós mesmos a descongelar, a derreter, guiados pelo som. Tornamo-nos parte da própria Natureza, imersos, presentes, vivos. Curioso será ainda perceber que há todo um lado tecnológico presente, mesmo que mascarado. Um hidrofone, microfone específico para o meio, está dentro da água gelada, amplificando o som único e intenso do fenómeno do degelo. Em última análise, este som cristalino, gota a gota, espelha a relação que temos com a água, no interior de Portugal, seco. Desta vez, em Castelo Novo, o DeGELO apresenta-se no epicentro do elemento. Instalado no bosque onde a água do Alardo nasce e ganha vida, numa dança entre a purificação e a mineralização.”DeGELO – Diamante Bruto” para ser vista, ouvida e sentida, como celebração do Solstício de Verão. Uma ode à vida mais natural.

Direção artística: João Bento

Deambulações coreográficas: Elena Castilla

 

21:00 – À MESA! (Performance Gastronómica) – Streaming

À mesa servem-se sabores, saberes e modos de ser e fazer próprios de famílias da Aldeia de Castelo Novo. Abrem-se as casas para a rua e mostram À MESA, biografias, memórias e ficções culinárias. Dos louceiros saem objectos que contam histórias. Revelam-se e recriam-se receitas quase secretas e celebram-se À MESA íntimos rituais de encontro. Nestes jantares performativos, cada família prepara À MESA inusitados momentos de partilha, que desvendam formas pessoais e singulares de receber e dar a conhecer o património da Aldeia.

 

Número de participantes: 40 (Esgotado)

Direção artística: Tiago Porteiro e Manuela Ferreira

Participação Especial: 

Família Esteves & Madrinha
Família Duarte
Família Marçalo & Alves
Família Raimundo
Família Bragança
Família Aranda e Cunha & Gonçalves

Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Castelo Novo é necessário contactar o Posto de Turismo de Castelo Novo, através do número 275 561 501 ou do email castelonovo@fundaoturismo.pt.

Ou em alternativa o contacto: 275 913 395 e o email: inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com .

 

 

Pontos de Interesse