Select Page

A Forma Chã

A Forma Chã evoca o impacto da história da arte no campo das práticas artísticas e arquitetónicas através da obra do historiador de arte George Kubler.
No seu livro de 1962, A Forma do Tempo, Kubler propôs uma filosofia radical da história da arte como a história de todas as coisas, o que influenciou uma geração de artistas como Ad Reinhardt, Robert Morris, Robert Smithson e John Baldessari, que o citaram nos seus ensaios e nas suas obras.

No seu livro de 1972, Arquitectura Portuguesa Chã: Entre as Especiarias e os Diamantes, Kubler estabeleceu um paradigma de arquitetura chã que se tornou gradualmente numa tradição aceite pelas práticas arquitetónicas contemporâneas em Portugal.

As mencionadas práticas artísticas americanas nos anos de 1960 e as práticas arquitetónicas portuguesas pós-1970 partilham algumas das suas qualidades essenciais, pertencem à mesma família de ideias: a de artes chãs.
A exposição apresenta quatro instalações – todas elas sequências de imagens na forma de aulas – e o seu conjunto ilumina uma miríade de assuntos: a relação entre as artes chãs ao longo do tempo e do espaço, o lugar da aula/conferência na produção artística e a influência da história nas produções artísticas e arquitetónicas dos últimos cinquenta anos.

Conferências:

  • Ambiguidades Arquitetónicas: Eeva-Liisa Pelkonen (23 de novembro, 18h, Auditório 3) Entrada livre. Tradução simultânea de inglês para português.  
  • Mesa Redonda: As Artes Chãs Convidados com Joana Cunha Leal, João Vieira Caldas, Jorge Figueira, Sérgio Fazenda Rodrigues. Moderadora: Eliana Sousa Santos. (14 de dezembro, 18h, Auditório 3). Entrada livre.
  • Comparar, contrastar, combinar e confundir os doutos. As subversivas apresentações de slides de Ad Reinhardt e Robert Storr (5 de janeiro, 18h, Auditório 3). Entrada livre. 
Pontos de Interesse

Mercado do Fado – Belém 2017

Evento que dá voz e palco a projetos diferentes ou com menor exposição mediática. Vamos contar com os melhores alunos de algumas escolas de Fado de Lisboa, nomeadamente das Escola da Mouraria, Escola de Fado da Casa da Cultura da Ajuda e da Escola de Fado de Belém. A...

Aglaia Konrad

O termo Frauenzimmerstunde é uma típica construção alemã a partir de várias palavras: Frauen, Zimmer, Stunde, Frauenzimmer e Zimmerstunde. As primeiras três palavras significam “mulheres”, “sala” e “hora”, respetivamente. As duas últimas resultam de construções....