X
70%

Amadeo de Souza Cardoso / Porto Lisboa / 2016-1916

Conheça as obras de Amadeo de Souza Cardoso que fizeram parte das polémicas exposições que há cem anos chocaram o público no Porto e em Lisboa.

Essas exposições individuais foram organizadas pelo próprio Amadeo e foram também uma forma de afirmação da sua carreira no regresso a Portugal em 1916, quando era já um pintor reconhecido nos meios da vanguarda, com presenças em exposições coletivas em Paris, Berlim, Nova Iorque, Chicago, Boston e Londres. 

As exposições, que provocaram escândalo e debate, tiveram lugar primeiro no Porto, no Jardim Passos Manuel e depois na Liga Naval Portuguesa em Lisboa. Um século depois o Museu Nacional de Soares dos Reis evocou a exposição no Porto e agora o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado evoca a exposição em Lisboa, dando oportunidade ao público atual de apreciar as obras que provocaram reações tão violentas.

Pontos de Interesse

Jazz em Agosto 19

Pela primeira vez na sua história, toda a programação do Jazz em Agosto organiza-se um torno de um só músico – John Zorn, Special Edition.Dificilmente a escolha poderia recair sobre um nome mais marcante – quer para a história do festival quer para o percurso...

Papel de Parede

Um cartaz é um espetáculo. Pelos cartazes do D. Maria II vemos mais de um século de representações e das histórias que cada uma encerra. Nesta temporada continua patente a exposição que inaugurou nas comemoração dos 170 anos do Teatro, quando pedimos aos designers que...