Select Page

Amadeo de Souza Cardoso / Porto Lisboa / 2016-1916

Conheça as obras de Amadeo de Souza Cardoso que fizeram parte das polémicas exposições que há cem anos chocaram o público no Porto e em Lisboa.

Essas exposições individuais foram organizadas pelo próprio Amadeo e foram também uma forma de afirmação da sua carreira no regresso a Portugal em 1916, quando era já um pintor reconhecido nos meios da vanguarda, com presenças em exposições coletivas em Paris, Berlim, Nova Iorque, Chicago, Boston e Londres. 

As exposições, que provocaram escândalo e debate, tiveram lugar primeiro no Porto, no Jardim Passos Manuel e depois na Liga Naval Portuguesa em Lisboa. Um século depois o Museu Nacional de Soares dos Reis evocou a exposição no Porto e agora o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado evoca a exposição em Lisboa, dando oportunidade ao público atual de apreciar as obras que provocaram reações tão violentas.

Pontos de Interesse

A Forma da Forma

A forma da arquitetura é o seu legado fundamental, é uma linguagem comum que junta arquitetos do mundo inteiro em torno de uma conversa coletiva. Nesta que é uma das quatro exposições nucleares da Trienal, três arquitetos constroem um diálogo que desafia as noções de...

Aglaia Konrad

O termo Frauenzimmerstunde é uma típica construção alemã a partir de várias palavras: Frauen, Zimmer, Stunde, Frauenzimmer e Zimmerstunde. As primeiras três palavras significam “mulheres”, “sala” e “hora”, respetivamente. As duas últimas resultam de construções....