Select Page

Ânforas imperiais

Na Antiguidade Clássica, as ânforas foram os recipientes de transporte alimentar por excelência. A sua abundância em contextos arqueológicos transforma-as num importante indicador económico, auxiliando a compreensão dos padrões de produção, dos hábitos de consumo e das dinâmicas do comércio que os alicerçou.

A exposição coloca em paralelo vários fragmentos de ânforas fabricadas na Lusitânia e os conteúdos que lhes correspondem, como o vinho, o azeite e os preparados piscícolas. Em conjunto, são testemunhos do importante papel desempenhado por Olisipo nos circuitos oriundos da bacia mediterrânica.

As rotas comerciais romanas estabelecidas entre vários pontos do Império, as moedas usadas nas transações e as diversas tipologias anfóricas da antiguidade estão também representadas. A exposição parte do porto de Olisipo para pontos tão distantes como a Península Itálica, a Gália, o Norte de África ou mesmo a costa da atual Turquia.

Visitas comentadas pelo arqueólogo Artur Rocha: sábados, 9 de julho, 10 de setembro e 1 de outubro, às 15h00 (60min.)

Restantes sábados, visitas comentadas pela equipa do serviço educativo do Museu, às 14h30 (60 min.)

Marcação prévia. Reservas de terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. 

Pontos de Interesse

Matias Damásio

Nesta noite, o artista angolano vai reunir os maiores êxitos da sua carreira, mas também muitos amigos e convidados, como a espanhola Vanesa Martín, com quem gravou o êxito “Porque Queramos Vernos”. Do alinhamento farão parte temas como “Loucos”, “Matemática do Amor”...

Peixe em Lisboa

Visite o evento “Peixe em Lisboa” em abril e delicie-se com as inovadoras criações gastronómicas de conceituados chefes portugueses e estrangeiros. Durante onze dias poderá assistir a apresentações gastronómicas que têm por base o peixe e os mariscos, conhecer os...