Durante o verão, pais e filhos podem divertir-se na Quinta Pedagógica dos Olivais, com muitas oficinas e atividades de descoberta!
A importância da sazonalidade dos produtos do pomar e da horta. Atualmente, é possívels consumir quase todos os frutos durante todo o ano, graças às modernas técnicas de produção. Mas é importante perceber que a natureza tem os seus ciclos de vida e que os frutos e, também os legumes, produzidos na nossa terra e consumidos na sua época natural, são mais baratos, mais ricos em nutrientes, mais saborosos e saudáveis.
1 jul.: 11h
Da Tosquia à Cor da Lã | M/4
… ou da ovelha até à camisola, pelos métodos tradicionais. Neste ateliê, as crianças contactam com os processos da atividade tradicional de tratar a lã, desde a tosquia, passando pela lavagem até à coloração e contactam ainda com os agasalhos que resultam deste processo.
1 jul.: 15h
Oficina de Cerâmica | M/3
Aprender a trabalhar o barro e com ele criar arte. A exploração plástica e artística sempre esteve presente em diversas atividades associadas à vida rural, como é o caso da cerâmica ou da olaria. Peças de barro sempre foram utilizados no dia a dia como ferramentas de utilização prática, mas a sua transformação em peças de arte é uma consequência quase imediata da manipulação do barro. Nesta oficina, os participantes exploram esta arte, aprendendo algumas técnicas de manusear e transformar o barro e dão largas à imaginação.
8, 22 jul.: 11h, 12h, 15h
Aromas e Sabores | M/3
Conhecer e experimentar receitas das várias regiões do país. Na cozinha experimentam-se aromas e sabores. Os participantes tomam contacto com texturas e características dos vários ingredientes, e aprendem receitas tradicionais de vários pontos do nosso País, partilhando o prazer de as provar.
15 jul.: 11h, 15h
O Ciclo do Pão | M/3
Perceber de onde vem a farinha e fazer pão no forno a lenha. A atividade rural rege-se por ciclos anuais, sobretudo quando associa a obtenção de produção de alimentos. Nesta atividade, os participantes aprendem como se faz pão e todas as fases do ciclo que permitem a sua confeção: a sementeira, a ceifa, a moagem, que transforma os cereais em farinha, e, depois, todo o processo de preparação até sair do nosso tradicional forno a lenha. No final, todos podem saborear o pão acabado de fazer.
29 jul.: 11h, 15h
Mais informações e inscrições: 218 550 930 | Email