Apresentação do livro Bestiário Tradicional Português
1 de março | 18H00 | Reitoria da U. Porto
A Unidade de Cultura da Reitoria da Universidade do Porto promove no próximo dia 1 de março, pelas 18H00 a sessão de apresentação do livro Bestiário Tradicional Português, obra editada pelas Edições Escafandro em outubro de 2016.
A apresentação da obra será feita por Armando Dourado do NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP) e contará com a presença do autor Nuno Matos Valente.
************
O Livro
O Bestiário Tradicional Português é a primeira obra que reúne e ilustra as criaturas fantásticas que povoam o imaginário nacional.
Homem do Saco, Bicho-Papão, Olharapos, Ganchas e Trasgos são apenas alguns exemplos de um total de 34 criaturas genuinamente portuguesas, a maior parte nunca antes ilustradas.
Recorrendo a fontes escritas e a extensa recolha oral, os autores procuraram sistematizar informação muito dispersa e variada, recolhida ao longo dos anos por si e pelos mais ilustres etnógrafos portugueses, como Leite de Vasconcelos, Consiglieri Pedroso e também Alexandre Herculano, Júlio Dinis e Teófilo Braga.
Nuno Matos Valente elaborou a pesquisa e o texto e Natacha Costa Pereira ilustrou, interpretando artisticamente séculos de memória coletiva.
**********
Os Autores
Nuno Matos Valente (1977, Castelo Branco)
É autor da coleção juvenil “A Ordem de Poço do Inferno”, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, e coautor da “Coleção Segredos” de manuais escolares para o 1o ciclo, publicados pela Lisboa/Raiz Editora.
Publica regularmente desde 2007, dedicando-se exclusivamente ao público infantojuvenil.
Natacha Costa Pereira (1973, Alcobaça)
Frequentou o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e participou em várias exposições de pintura coletivas e individuais, tendo-se dedicado ao Design Gráfico.
Desde 2006, trabalha na companhia de teatro de marionetas: S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos como marionetista, cenógrafa, construtora de marionetas, dramaturga e diretora artística.
Informações: cultura@reit.up.pt