Select Page

Arrival, por Rawi Hage

  • Conferência

Arrival, por Rawi Hage

Moderação de Rui Cardoso Martins

Quando

Sex, 23 junho 2017
18:00 até 19:00

Onde

Edifício Sede – Auditório 3
Av. de Berna, 45A, Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

Entrada livre

Num mundo em perpétuo movimento, expansão e colapso, as chegadas são um intervalo de comoção, uma hesitação em movimento. A chegada nunca é passiva. Não é neutra, e nunca é inocente para aqueles que chegam ou para aqueles que partiram antes deles. Numa era de deslocações em massa e de crises de refugiados, nesta conferência Rawi Hage fala do conceito de chegada como ato contestado, cultural, político e histórico, e como uma evolução contínua do eu: uma forma de renovação ou reinvenção. Como escreve Italo Calvino: “Mas como é que consegui chegar, se ainda não parti?”

Rawi Hage (Beirute, 1964) é um filho da guerra. Aos 18 anos emigrou para os Estados Unidos. Em Nova Iorque, depois do árabe e do francês, adotou a sua terceira língua, que se tornou aquela em que escreve: o inglês. Foi distinguido com vários prémios literários de prestígio incluindo o IMPAC Dublin Literary Award. É autor de três romances e o seu trabalho está traduzido em 30 línguas, incluindo português. Rawi Hage vive em Montréal.

Rui Cardoso Martins (Portalegre, 1967) é escritor, cronista e argumentista. Escreveu Deixem Passar o Homem Invisível (Grande Prémio da Associação Portuguesa de Escritores APE, 2009), entre outros romances. Repórter e cronista premiado, cofundador das Produções Fictícias e coautor dos históricos programas de humor Contrainformação, Herman Enciclopédia, Conversa da Treta. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas.

Esta conferência é organizada em parceria com a Embaixada do Canadá em Portugal.

Em inglês com tradução simultânea.

 


Pontos de Interesse

O Terrorista Elegante

Na temporada em que perfaz 45 anos de atividade, a Comuna decidiu convidar dois dos mais destacados escritores africanos de língua portuguesa da atualidade a escreverem uma peça de teatro. O desafio, prontamente aceite pelo angolano José Eduardo Agualusa e pelo...

TARDES MÁGICAS

A Biblioteca Ary dos Santos convida as famílias a participarem nas suas atividades.   O sonho de (a) mar | M/4 Uma história de sonhos, coragem e ousadia, em que elementos marinhos dão vida a esta animação. Sonho de mar ou...

jorge pinheiro

Curadoria de João Miguel Fernandes Jorge. Exposição em co-produção com a Fundação Serralves. Local: Fundação Carmona e Costa.