Select Page

As Plantas na Primeira Globalização | Exposição itinerante

Depois de 10 anos em viagem por Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Itália ou China, a exposição itinerante As Plantas na Primeira Globalização regressa agora a Lisboa.

Esta exposição, organizada inicialmente pelo Instituto de Investigação Científica Tropical em 2007 e baseada no livro “A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses” do Professor José Mendes Ferrão, aborda a troca de plantas entre continentes no período dos Descobrimentos, um dos capítulos menos estudados sob o ponto de vista agrícola mas, sem dúvida, um dos que tiveram reflexos científicos, técnicos, económicos e sociais mais marcados e mais duradouros.

Alimentos como a mandioca, o milho, a malagueta, hoje tão comuns nas várias gastronomias, são alguns exemplos da importância dos portugueses na introdução destas e outras plantas nos vários continentes, levando à alteração de hábitos alimentares e até no desenvolvimento económico dos diferentes países.

Para além da informação patente na exposição, os visitantes poderão percorrer a Estufa Fria de Lisboa e observar in situ as plantas vivas que, em tempos, estiveram na origem destas trocas entre os continentes.
Centro de Interpretação

Pontos de Interesse

André Rieu

Nos seus concertos é comum vermos o público a bater palmas e a dançar ao ritmo de valsas, bandas sonoras, canções folk, musicais e melodias do seu precioso violino Stradivarius de 1732. Eles são uma mistura perfeita de excitação, romance, festa e melodias emotivas...

A VISITA ESCOCESA

O Teatro Nacional D. Maria II abre as suas portas para uma visita. Uma visita ao edifício? Uma visita para conhecer a História do Teatro Nacional? Uma revisitação dos autores e obras marcantes da História do Teatro (em...