Bandarra, sapateiro, poeta e profeta, que deixou as suas palavras imortalizadas em trovas, nas quais fala do futuro de um povo que se há-de cumprir e sobre quem, Fernando Pessoa diz que o “coração não foi português, mas Portugal”.
Ligado à identidade do território, Bandarra faz parte da história e do imaginário desta Aldeia Histórica, que o celebra com carinho, lembrando versos das suas trovas como pedaços de memória e tradição de ser de Trancoso.
Em 2021 o programa reflete sobre a memória e o património material e imaterial de Trancoso que serve de inspiração para visitas guiadas diferentes, música, gastronomia e fotografia.
4 de Junho
18:00 – 22:00 – Acolhimento
vinho e sardinhas de Trancoso – Posto de Turismo
5 de junho
10:30 – Mostra produtos endógenos e exposição de fotografia
Criação – CARB em parceria com Miguel Ângelo Pereira
Envolvimento dos Agentes Económicos locais
Pretendendo valorizar o tecido económico e simultaneamente promover os produtos locais, propõe-se criar um roteiro pelo comércio local da Aldeia convidando todos os comerciantes com loja aberta a integrarem o percurso.
Este roteiro está vertido no mapa do evento e coincide com o circuito do Audio-walk. Serão assim duas formas de viver o espaço.
A somar-lhes, aproveitando este percurso, é criada uma Exposição de Fotografia em cada espaço comercial aderente, com curadoria e criação a partir de uma residência artística com direção artística de Miguel Ângelo Pereira.
Do diálogo estabelecido entre a Fotografia e o comércio local, pretende-se gerar uma renovada afluência aos espaços e um despertar do interesse de residentes e visitantes nesta aventura e descoberta sem igual.
Num estímulo ao sentimento de pertença e identidade local, a dinâmica deste percurso será multissensorial.
12:30 – Momento gastronómico/ Showcooking
Chef Álvaro Costa convida
Local: Adro da Igreja de Santa Maria
Criação – CARB, Chef Álvaro Costa e convidados e Zero Graus
Chef Álvaro Costa convida dois especialistas para desconstruir e reinterpretar a ementa típica de Trancoso partindo da Carta Gastronómica das Aldeias Históricas de Portugal e, a partir dela, inovar, valorizando sempre os produtos endógenos locais.
Venha provar as iguarias!
Máximo de 30 pax (4 vagas)
15:00 – Nos sapatos de Bandarra (audio walk – visita guiada)
Apresentação Oficial
Criação – Santos Costa, Simão Barros (CARB), Luís Canário Rocha (CARB) e Rolando Ferreira.
Participação da Comunidade Local
A partir de um percurso inspirado em Bandarra e nos locais com profunda ligação à personagem, cria-se um percurso sonoro que irá guiar os visitantes pelas ruas de Trancoso.
A sonoplastia fará viajar para outros tempos e a participação da Comunidade remeterá para as memórias mais profundas deste lugar.
Desenvolvido em Trancoso, em contexto de residência artística de toda a equipa de criação, o audio walk é disponibilizado on-line, através de QRcode disponível no início da visita (ver mapa).
20:00 – Degustação + Lançamento do vídeo do Showcooking
Criação – CARB, Chef Álvaro Costa e Zero Graus
Local: Restaurantes Aderentes (em atualização)
Os visitantes são convidados a degustar nos restaurantes aderentes um menu construído a partir da Carta Gastronómica das Aldeias Históricas de Portugal.
Escolha o seu restaurante preferido, a qualidade é garantida.
Durante o jantar será apresentado em todas as Plataformas e ecrãs disponíveis o vídeo do Showcooking do Chef Álvaro Costa e convidados.
Máximo 50 (18 vagas)
21:30 – Concerto – Çapateiro de Calsado | Proveito e Exemplo
Criação | Direção César Prata e Tiago Sami Pereira
Participação especial Carlão
Participação de elementos da Comunidade de Trancoso
Local: Castelo Trancoso
No século XVI, o universo narrativo e literário de Trancoso foi habitado por dois Gonçalos: Anes e Fernandes — Gonçalo Anes Bandarra e Gonçalo Fernandes Trancoso.
As suas vidas e as suas histórias cruzaram-se com a revolta, a festa, o amor. Histórias de homens e mulheres, histórias de ontem, de sempre e também, claro, do amanhã. Um espetáculo musical de envolvimento comunitário, que cruza referências do passado e a atualidade. Contrastes e sintonias, um jogo entre movimento, palavras e melodias. O tradicional e o contemporâneo, em palco, num exercício coletivo de memória e reflexão sobre a identidade.
(Esgotado)
6 de Junho
10h – Visita a Moreira de Rei e Pic-nic
(partida Posto de Turismo de Trancoso) – (Esgotado)
Coordenação – CARB, TRAVEL CORNER e Município de Trancoso
Os visitantes são convidados a visitar e descobrir Moreira de Rei.
No final da visita será oferecido um cabaz para Pic-nic com produtos da região.
Para se inscrever para o programa do evento na Aldeia Histórica de Trancoso é necessário contactar o Posto de Turismo de Trancoso, através do número 277 811 147 ou do email: turismo@cm-trancoso.pt.
Ou em alternativa: 275 913 395 e o email: inovacao@aldeiashistoricasdeportugal.com.