Castelo Novo recebe o evento doCiclo ‘12 em Rede | Aldeias em Festa’nos dias 27, 28 e 29 de julho.
Lendários avistamentos extraterrestres levam três dias de festa à Aldeia Histórica de Castelo Novo
Uma grande batalha travada na Serra da Gardunha, entre seres extraterrestres… luzes misteriosas que surgem no céu e a grande velocidade… Este é o mote para uma festa diferente que vai acontecer na Aldeia Histórica de Castelo Novo, de 27 a 29 de julho.
‘A Grande Batalha da Gardunha’ é o sexto evento do ciclo ’12 em Rede | Aldeias em Festa’, que durante todo o ano leva a cultura e a animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Desta vez, a festa tem como tema acontecimentos sobrenaturais, enraizados no imaginário popular dos habitantes da Serra da Gardunha.
De 27 a 29 de julho, a aldeia histórica de Castelo Novo, no concelho do Fundão, vai oferecer um programa repleto de atrações. Os visitantes vão ter a oportunidade de desfrutar da aldeia e de conviver com as suas gentes, numa descoberta de tradições seculares. Serão três dias de muita festa e atividades para experimentar, que passam pelos convívios gastronómicos, descoberta do património, recriações ao vivo, teatro comunitário, visitas guiadas, mercados ou oficinas, bem como momentos de animação musical. A entrada é gratuita.
PROGRAMA(mais…)
Sexta, 27 de julho
17h00 – Visitas Guiadas: visita orientada por guia da comunidade
22h00 – Concerto na Igreja Matriz de Castelo Novo: “Amor Fati: The Love of One’s Fate”. Por Evmorfia Mctaxaki, soprano (Grécia); e Helena Raposo, alaúde, guitarra barroca e tiorba (Portugal).
Sábado, 28 de julho
10h30 – Experiências Orientadas: Aprenda a Fazer Coscoreis. Experiência orientada por Ana Catarina.
11h00 — Visita Orientada no Campo Arqueológico do Ervedal: Termas Romanas do Ervedal. Orientada pelo Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro (saída em autocarro do Largo da Bica, Castelo Novo).
13h00 – Gastronomia: Almoço Campestre, confecionado pelo restaurante O Lagarto.
15h00 – Concerto na Igreja Matriz de Castelo Novo: Concerto Final do Early Music Summer Camp 2018.
17h30 – Concerto na Igreja Matriz de Castelo Novo: “Canto Arpeggiato – Giovanni Girolamo Kapsberger & Bellerofonte Castaldi”. Por Ricardo Leitão Pedro, voz, tiorba e guitarra barroca (Portugal).
18h00 – Mercado Bioeco: venda de produtos agrícolas locais.
18h00 – Experiências Orientadas: Os Segredos do Enchido. Experiência orientada por Marcelino.
18h30 – Experiências Orientadas: Aprenda a Fazer o Pão no Forno. Experiência orientada por Leopoldina Ramos.
20h00 – Gastronomia: O Jantar Comunitário da Batalha.
22h00 — Teatro Comunitário: “A Grande Batalha da Gardunha”. Teatro comunitário de criação e autoria de Nuno Pino Custódio, a partir do imaginário de Castelo Novo.
Domingo, 29 de julho
10h00 – Mercado Bioeco: venda de produtos agrícolas locais.
10h00 – Experiências Orientadas: Aprenda a Fazer Queijo. Experiência orientada por Fernanda Duarte.
11h00 — Música, Conversa e Pequeno-Almoço: A Viola Beiroa. Com o investigador, professor, compositor e músico Miguel Carvalhinho.
16h00 – Concerto na Igreja Matriz de Castelo Novo: Recital Solo com a Cítara Portuguesa – XVI a XX. Por Pedro Caldeira Cabral.
Todas as atividades e concertos são gratuitos, mas algumas estão sujeitas a marcação prévia e disponibilidade de lugares. Marcações no Posto de Turismo de Castelo Novo ou através do 275 561 501 ou 961 445 399. Concertos na Igreja Matriz: limite de 200 pessoas por concerto; Experiências orientadas: limite de 10 pessoas por experiência; Visita às Termas Romanas do Ervedal: limite de 50 pessoas; Almoço Campestre: limite de 50 pessoas; Jantar Comunitário da Batalha: limite de 300 pessoas; Música, Conversa e Pequeno-Almoço: limite de 20 pessoas.
A festa só acaba em dezembro!
Depois de Castelo Novo, o ciclo ’12 em Rede | Aldeias em Festa’ prosseguirá com eventos nas restantes Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Castelo Rodrigo (31 de agosto e 1 de setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro).
São nove meses de grande animação e que levarão milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Não falte!
Esta iniciativa é financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através, designadamente, dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro), via Portugal 2020, e através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).
ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
1 DESTINO QUE SÃO 12.