Select Page

Cerâmicas de Hein Semke. Doação Teresa Balté

O Museu Nacional do Azulejo tem patente até 30 de outubro, a exposição temporária Cerâmicas de Hein Semke. Doação Teresa Balté.
Escultor, ceramista, pintor, desenhador e gravador, Semke deixou-nos uma poderosa obra cerâmica, de forte pendor expressionista radicado na sua cultura alemã. Hein Semke (1899-1995) nasceu em Hamburgo e, após uma primeira visita em 1929, radicou-se em Portugal em 1932, onde viveu até à sua morte. Semke deixou-nos uma poderosa obra cerâmica,de que o Museu Nacional do Azulejo apresentou uma retrospetiva em 1991.
Em 2015, a coleção do Museu foi enriquecida com u ma importante doação de obras cerâmicas deste artista, num total de 209 peças, feita por Teresa Balté. Deste significativo conjunto de esculturas, bustos, máscaras, jarras, jarrões, travessas, placas e pratos, entre outras tipologias, testemunho de uma obra ímpar na cerâmica moderna de autor, produzida em Portugal no século XX, mostra-se agora uma seleção muito representativa, visando celebrar e divulgar a doação.

Pontos de Interesse

LUZAZUL | Miguel Soares

O projecto SONAE / MNAC Art Cycles enquadra-se no acordo de mecenato celebrado entre a Sonae e o Museu Nacional de Arte Contemporânea e constitui a principal iniciativa, neste âmbito, na programação de 2018. Trata-se de uma acção bienal que procura desenvolver uma...