No seguimento da temática das últimas edições do 12 em Rede – Aldeias em Festa a aldeia histórica de Piódão imerge novamente no século XIX para recriar as aventuras daqueles que utilizavam diariamente a Estrada Real e fizeram dela uma das mais importantes rotas comerciais e vias de comunicação entre a Beira Litoral e a Beira Interior.
As memórias das muitas lendas e estórias deste sinuoso percurso não podem ficar nas suas agora ruínas, é tempo de as trazer ao presente. É tempo de recriar o quotidiano daqueles homens e mulheres que vindos dos mais diversos lugares da serra do Açor subiam até à cumeada para descarregar as mercadorias que lhes chegavam de outras regiões, levando de volta os produtos cultivados na terra dos socalcos ou transformados nos moinhos e lagares do Piódão.
São estas ligações das pessoas da serra aos almocreves e negociantes que por ali passavam em caravanas de mulas e carros de bois, reminiscências que aliadas às tradições e costumes tão singulares tornaram esta encosta xistosa e que agora surgem para dar o mote a três dias de festa onde se pretende experienciar as vivências das gentes de Piódão, de hoje e de outrora, num contraste perfeito.
Os tempos passaram, os costumes mudaram mas as memórias, essas são tão firmes como o xisto que forma as casas e que como elas resistirão através dos tempos para contar estórias de tempos que não são os nossos.