Durante quatro dias, os visitantes poderão participar nas várias iniciativas que integram o programa da quarta edição do CIDADE+: uma conferência, oficinas e aulas abertas, um mercado, espetáculos, uma praça empresarial e ainda o Encontro Nacional de Veículos Elétricos, uma novidade este ano.
O principal objetivo do certame, apoiado pela Câmara do Porto, passa por simplificar a sustentabilidade, tornando-a acessível a cidadãos, autarquias, empresas, universidades e movimentos civis.
A sessão de abertura do evento contará com uma performance da escola Balleteatro e com a presença de Filipe Araújo, vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto. No final da sessão será inaugurada uma escultura assinada por Bordalo II.
Esta mostra ambiental tem entrada gratuita e está ancorada em dezenas de parcerias, com as quais constrói o seu programa. Para a edição de 2017, serão debatidos temas como a eficiência energética, boa gestão de recursos, eco-construção, inovação social para comunidades resilientes, economia para o bem comum, entre outros. As oficinas vão trazer a prática da sustentabilidade ao dia-a-dia de cada um.
A maior novidade desta edição será a realização do Encontro Nacional de Veículos Elétricos, nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), iniciativa que este ano se integra no programa e vai juntar as principais marcas nacionais e internacionais da mobilidade elétrica. No dia 9 de julho, termina com um desfile pela cidade do Porto.
Em 2017, o CIDADE+ lança, também, a sua primeira campanha de crowdfunding, com o mote “Da Utopia ao Dia-a-Dia”, que incentiva os participantes a contribuir para a criação deste evento, através da plataforma GoParity (primeira plataforma de investimentos sustentáveis em Portugal).
O CIDADE+ desafia ainda autarquias, empresas, organizações em geral, projetos e pessoas para concretizar os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, fixados em 2015 pela ONU para serem alcançados em 2030.
A quarta edição da Conferência do CIDADE+ tem como tema “17 ODS – Inspiração, Ação e Concretização’, apresentando ações, cidades e pessoas inspiradores. A conferência será encerrada por João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, sob o mote “17 ODS – O que se segue?”.
Vê o programa completo desta quarta edição no site oficial do CIDADE+.