O Professor Manuel Sérgio promoveu uma verdadeira revolução científica no conhecimento da Educação Física e do Desporto, através de um corte epistemológico de onde nasceu o conceito de motricidade humana. O presente colóquio irá evocar e destacar a sua obra e pensamento, bem como prestar uma justa homenagem a este filósofo e pedagogo da cultura portuguesa, cujo legado se projeta igualmente além-fronteiras.
O presente colóquio conta com os contributos de Catarina Barosa, Daniel Tércio, Gonçalo M. Tavares, Guilherme d’Oliveira Martins, Gustavo Pires, João Batista Freire, Jorge Araújo, José Barata-Moura, José Carlos Vasconcelos, José Eduardo Franco, José Tolentino de Mendonça, Luís Machado de Abreu, Miguel Real, Viriato Soromenho-Marques, entre outras personalidades.
O formato do encontro pautar-se-á por conferências plenárias, distribuídas pelas temáticas “Desporto e Corporeidade”, “Humanismo e Transcendência”, “Corte Epistemológico”, “Corpo e Cultura”, “História e Perspetivas em torno da Corporeidade”. De especial referência a sessão “Testemunhos e Vivências”, sobre a vida e a obra do Professor Manuel Sérgio, reunindo depoimentos de figuras ligadas aos meios da cultura e do desporto em Portugal, como Aurélio Pereira, Eduardo Ferro Rodrigues, Francisco Louçã, Jorge Jesus, José Couceiro, José Mourinho, José Neto, Laurentino Dias, Rui Vitória ou Vítor Serpa.”
Assembleia da República (Sala do Senado) | Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 2)
Organização: Colóquio Internacional Prof. Manuel Sérgio
+info