Select Page

Concerto de Outono – Orquestra Metropolitana de Lisboa

O Coliseu Porto apresenta em setembro o primeiro momento de um ciclo de três concertos de orquestra resultante da parceria artística que tem vindo a criar com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. O Concerto de Outono abre esta programação clássica numa noite dedicada a Beethoven, Chopin e Brahms, sob a direção do maestro Pedro Amaral. Fazem ainda parte deste ciclo mais dois momentos de incontestada qualidade, o Concerto de Natal, a 18 de dezembro, que apresenta Messias de Händel, com o maestro argentino Leonardo García Alarcón a dirigir a Metropolitana; e o tradicional Concerto de Ano Novo, a 6 de janeiro, que encerra este ciclo ao som de Johann Strauss II, Tchaikovsky e Dvořák e de algumas das mais belas melodias de sempre interpretadas pela OML sob a direção musical do maestro polaco Sebastian Perłowski, que regressa ao Coliseu Porto para dar as boas-vindas ao novo ano.

Este ciclo de concertos conta com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia do Porto, instituição parceira do Coliseu Porto desde 2015.

Concerto de Outono

Programa:

L. v. Beethoven Abertura Egmont, Op. 84
F. Chopin Concerto para Piano e Orquestra N.º 1, Op. 11
J. Brahms Sinfonia N.º 1, Op. 68

Hans von Bülow, um dos mais prestigiados maestros alemães do século XIX, chamou à primeira sinfonia de Brahms A décima de Beethoven. É possível identificar semelhanças com a Quinta e com a Nona, mas o propósito desta ideia resulta da monumental influência que as sinfonias de Beethoven tiveram nas gerações que lhe seguiram. Brahms terá sido o caso mais flagrante, vítima de um temor reverencial que o impediu de completar a sua Primeira antes dos quarenta e três anos de idade, em 1876. Mas valeu a pena esperar. Esse novo capítulo da História da Música deu origem às quatro maravilhosas sinfonias que conhecemos. Neste concerto, juntam-se à música de Brahms a Abertura Egmont com que o próprio Beethoven deu início à representação da peça teatral homónima de Goethe, em 1810, e o Concerto para Piano em Mi Menor que o jovem Chopin estreou em Varsóvia em 1830 e levou consigo até Paris, para se apresentar ao Mundo.

Descontos:
Amigos Coliseu Porto – 20%
Menores de 12 e Maiores de 65 – 10%
Estudantes de Música – 10%

Bilhetes e mais informações em www.coliseu.pt

Pontos de Interesse

DeROSE Talks – Autoconhecimento

O autoconhecimento é a busca dos seres humanos, no seu interior, por respostas e entendimentos para várias questões sobre si mesmos e sobre a vida, e o objetivo é evoluir a partir destas percepções. Ao mesmo tempo, o autoconhecimento é a capacidade que nos permite...

BOOKS Matter

BOOKS MATTER26 maio, 15:30 — JOOST GROOTENS (NL)29 maio, 15:30 — RONNIE FUEGLISTER (CH)auditório ESAD Matosinhos –––––––– BOOKS MATTER é um ciclo de conferências que pretende convidar algumas das mais significativas figuras do DESIGN EDITORIAL contemporâneo a expor...