Não cale-se!
Música Sem Censura
Esta não é uma tertúlia sobre músicas da revolução. É, antes, uma tertúlia sobre as músicas que resistiram ao veto da censura que cerceou por décadas a liberdade de expressão durante as ditaduras em Portugal e no Brasil. É uma conversa sobre o modo sublime e quase sempre subliminar que artistas-irmãos, filhos da mesmo língua materna, conseguiram manifestar o desejo de liberdade, cantando com poesia, consciência política, por vezes com humor e ironia, mas sempre com emoção, canções que desafiavam a opressão da época.
Nesta segunda edição da Conversa Afinada, o Espiga recebe convidados para falarem sobre o contexto musical do período das ditaduras em Portugal e no Brasill, e para cantarem algumas das canções que marcaram momentos de silêncio, protesto, repressão e revolução. O diálogo musical entre os dois países a partir de abril de 1964, quando começa a ditadura no Brasil, revela-se rico e solidário, apesar de tanto mar e léguas a nos separar.
Ditadura e Censura Musical em Portugal
Conversa
José Maria Moreira da Silva, Doutor em Ciência Política, escritor, professor universitário, militar de Abril, Coach, Trainer e Consultor Sénior de Psicologia Social e das Organizações, em Empresas nacionais e estrangeiras e em diversas Associações e Instituições de Solidariedade Social.
Música
Projeto 560, quinteto português de exploradores musicais constituído por vozes, flauta transversal, guitarra, bandolim e pequenas percussões. Na noite da Música Sem Censura do Conversa Afinada, o quinteto composto por Sandra Pinto da Costa, Ana Marques, António João Coimbra, Filipe Prata, Margarida Pinto
vai tocar músicas do “Português” do Zeca Afonso, o “Português” da Liberdade!”
Ditadura e Censura Musical no Brasil
Conversa
Aline Soares, mestre em Cultura Visual, Doutoranda em Ciências da Comunicação e Creative Marketeer.
Música
O duo João Vieira Antunes e Rúben Ausina vai tocar e cantar músicas brasileiras com sotaque português, entre elas algumas do grande Chico Buarque.