Select Page

Dança | Coniunctio” de Pedro Ramos, Ordem do O

“A partir de uma dança abstrata procura-se uma visão erotizada do universo, onde os princípios opostos se entrecruzam em ciclos de transformação”.

Coniunctio é o nome dado à operação alquímica que permite juntar dois elementos distintos com a finalidade de obter um terceiro, que em unidade reúna os seus opostos. A eletricidade pulsante que advém da junção dos opostos é aqui explorada no encontro de dois corpos, servindo assim de contexto para a exploração dos vários aspetos intrínsecos ao tema da relação entre duas pessoas.

Dentro da linguagem desenvolvida pelo criador, pretende-se aprofundar o tema da sintonia, traduzido na comunicação entre os corpos dos intérpretes. A partir de uma dança abstrata procura-se uma visão erotizada do universo, onde os princípios opostos se entrecruzam em ciclos de transformação.

Conceção artística e coreografia | Pedro Ramos
Interpretação | Pedro Ramos e Sandra Rosado
Composição musical | Carlos Andrade em cocriação com Pedro Ramos

Local: Grande Auditório da Culturgest

Pontos de Interesse

Gatilho da Felicidade

Um jogo mortal em busca da felicidade. O jogo como fonte de discurso. A festa e o jogo como elementos potenciadores de alegria, desgraça, intimidade e fuga à solidão. Um jogo de realidades entre a tristeza e a alegria.

As rotas do comércio: do Mediterrâneo a Olisipo

No Museu do Dinheiro é possível recuar no tempo até ao Império Romano e navegar pelo Mediterrâneo para lá das colunas de Hércules. Por este mar circulavam mercadorias preciosas que fizeram a riqueza de Roma. Uma visita que revela moedas romanas, os produtos que eram...

VANESSA VAI À LUTA

Era uma vez uma menina que queria como prenda de anos uma metralhadora. Mas a mãe leva-a à loja a ver os brinquedos próprios das meninas: bonecas cor-de-rosa, espanadores, aspiradores, vestidinhos cor-de-rosa, máquinas de lavar roupa cor- de-rosa. E aí começa a luta...