Dealema é um dos mais antigos grupos de hip hop português, criado na década de 90, com membros de Gaia e do Porto. Começaram com a fusão de dois projetos – Factor X que juntava Mundo Segundo e DJ Guze, e Fullashit na qual estavam Fuse e Expeão – entretanto conheceram o quinto elemento Maze, e todos juntos formaram os Dealema que há 18 anos se mantêm no activo exactamente com a mesma formação. MC’s de língua afiada e com um extenso vocabulário, todos os membros da banda são também produtores, o que tem gerado um crescente número de fãs não apenas em Portugal, mas em outros países de língua oficial portuguesa onde a banda tem já uma base sólida de seguidores. O primeiro trabalho dos Dealema a ver a luz do dia surge em 1996, ano em que apresentam o mítico “Expresso do Submundo” que foi recentemente reeditado em formato K7, uma prenda aos fãs que nunca tiveram acesso comercial a este disco.
Capicua é Ana Matos Fernandes. Com 15 anos descobre o hip hop, primeiro pelos desenhos nas paredes, depois pelas rimas em cassetes, até chegar aos microfones. Rapper militante desde 2004 regista já dois EP’s em grupo, duas mixtapes em nome próprio e dois discos editados, assim como inúmeras colaborações em diversas compilações e trabalhos de alguns dos mais conceituados Dj’s e Produtores de Hip Hop nacionais. Em 2012, com o seu primeiro álbum, editado com selo Optimus Discos, sai do nicho para atingir novos públicos, surpreender a crítica e ganhar destaque nas mais prestigiadas listas de melhores discos do ano. O segundo LP, “Sereia Louca” (ou serei a louca, se quiserem), lançado em 2014 pela Norte Sul, confirma Capicua como um dos maiores talentos da nova música portuguesa e uma das mais incontornáveis da sua geração. Em 2015, Capicua surge com “Medusa”, um disco de remisturas e dois originais, no qual marcam presença alguns dos mais estimulantes projetos e mc’s de hip hop e da atual música urbana de raíz eletrónica.
PORTO BEST OF
«No PORTO BEST OF não há canções nem letras que se considerem mortas. Pelo palco do Teatro Rivoli passará o melhor do passado em revisitação pelo tempo presente e o melhor que o presente traz e que o futuro dirá. Em cada noite Porto Best Of, um artista ou banda emblemática da cidade do Porto tocará – na íntegra – o seu primeiro, mais influente ou seminal álbum, revisto à luz do tempo presente.» — Miguel Guedes
Qua 18 Mai / 21h30 • TEATRO RIVOLI
DEALEMA + CAPICUA [PORTO BEST OF]
Preço Único 7,50 EUR: http://bit.ly/1WCn4Cr
Tel. 223 392 201