Delfim Pinto dos Santos (1907–1966) nasce no Porto, na Freguesia da Sé, a 6 de novembro de 1907. Em 1927, conclui os Cursos Complementares de Ciências e de Letras, e em 1931 licencia-se em Ciências Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da sua cidade natal, onde é aluno de Leonardo Coimbra, Teixeira Rego, Newton de Macedo, Luís Cardim e Aarão de Lacerda.
São seus condiscípulos Agostinho da Silva, Álvaro Ribeiro, Adolfo Casais Monteiro, Sant’Anna Dionísio e José Marinho. Em Coimbra, associa-se ao grupo da revista presença, de José Régio e João Gaspar Simões. A presente exposição tem por objetivo assinalar o Cinquentenário do seu precoce desaparecimento do pensador rigoroso e do notável professor (Cascais, 1966).A mostra evocativa percorre o seu itinerário de reflexão e intervenção cultural desde as origens portuenses até ao longo périplo europeu. Exibem-se alguns manuscritos e testemunhos de livros, artigos científicos, correspondência com escritores e traços da sua intervenção na imprensa que integram o Espólio BNP/E65.
As fotografias evocativas do seu percurso biográfico e os objetos pessoais provêm do Museu Delfim Santos, na Escola Professor Delfim Santos.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Mezzanine
Entrada Livre
LOCAL
Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa