Select Page

Diálogos Imaginados, Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego

Nos 100 anos do Museu Bordalo Pinheiro, Paula Rego regressa a Lisboa para uma conversa imaginada com o artista. E oferece um depoimento em filme.
A exibição, comissariada por Pedro Bebiano Braga, coloca em diálogo a obra destes dois artistas portugueses, procurando dar a ver como o trabalho de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), desenhador humorista e ceramista, se encontra referenciado na narrativa pictórica de Paula Rego (1935).
Embora sejam obras artísticas de tempos diferentes da contemporaneidade – distantes quase um século – ambas fazem a crítica visual da sociedade e da política, e, no caso de Paula Rego, sobretudo das relações humanas. Impregnados de crítica subversiva e de humor mordaz, encontramos temas comuns aos dois artistas a preencherem parte importante do espaço no discurso expositivo.
Mas se existe a sugestão de humor irónico nestas obras, não haja ilusões, por detrás de uma primeira abordagem está um mundo de enigmática violência, tal como por detrás do humor de Rafael Bordalo está, muitas vezes, uma profunda tristeza.
Para esta exposição, Nick Willing filmou um depoimento da mãe, Paula Rego, sobre Rafael Bordalo Pinheiro, que acompanhará a exibição da exposição.
[fotografias de Humberto Mouco/CML-ACL] 

Pontos de Interesse

Dia Internacional do Yoga 2017

“O Dia Internacional do Yoga – proposto ao Mundo em 2001 pela Confederação Portuguesa do Yoga, e oficializado pelas Nações Unidas em 2014, Dezembro por proposta da Índia e do seu Primeiro-Ministro Shrí Narendra Modi – tem como objetivo a divulgação da prática do...

Dominique Gonzalez Foerster – MAAT

O novo edifício do MAAT, desenhado pela arquiteta inglesa Amanda Levete, abre ao público no dia 5 de outubro com uma vasta gama de espetáculos, performances ao vivo, DJ sets, programas de família, e a apresentação da...

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA

A Central Tejo é um exemplar único do património histórico, industrial e arquitetónico da primeira metade do século XX. Classificado como imóvel de interesse público, encontra-se hoje totalmente conservado, incluindo a sua maquinaria original. Integrada no MAAT –...