Select Page

Diálogos Imaginados, Rafael Bordalo Pinheiro e Paula Rego

Nos 100 anos do Museu Bordalo Pinheiro, Paula Rego regressa a Lisboa para uma conversa imaginada com o artista. E oferece um depoimento em filme.
A exibição, comissariada por Pedro Bebiano Braga, coloca em diálogo a obra destes dois artistas portugueses, procurando dar a ver como o trabalho de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), desenhador humorista e ceramista, se encontra referenciado na narrativa pictórica de Paula Rego (1935).
Embora sejam obras artísticas de tempos diferentes da contemporaneidade – distantes quase um século – ambas fazem a crítica visual da sociedade e da política, e, no caso de Paula Rego, sobretudo das relações humanas. Impregnados de crítica subversiva e de humor mordaz, encontramos temas comuns aos dois artistas a preencherem parte importante do espaço no discurso expositivo.
Mas se existe a sugestão de humor irónico nestas obras, não haja ilusões, por detrás de uma primeira abordagem está um mundo de enigmática violência, tal como por detrás do humor de Rafael Bordalo está, muitas vezes, uma profunda tristeza.
Para esta exposição, Nick Willing filmou um depoimento da mãe, Paula Rego, sobre Rafael Bordalo Pinheiro, que acompanhará a exibição da exposição.
[fotografias de Humberto Mouco/CML-ACL] 

Pontos de Interesse

Estórias do Tempo da Outra Senhora

Mais de quatro décadas depois do 25 de abril de 1974, ainda há muitas estórias da resistência por contar, memórias que o tempo vai apagando sem que delas sobre qualquer registo. Uma série documental realizada por Edgar Feldman...

O Livro de Fotografia

Desde o aparecimento da fotografia que o livro se afirmou como um meio privilegiado para a sua visibilidade. A publicação em livro das cianotípias de Anna Atkins e a emblemática obra The Pencil of Nature de Fox Talbot marcam, nos anos 40 do século dezanove, o...