Select Page

DO OUTONO À PRIMAVERA A APRENDER NA GULBENKIAN

O “Descobrir”, mais uma vez, pensou em atividades para os mais novos conhecerem a Fundação Calouste Gulbenkian, sozinhos ou em família, desde o início do outono até à primavera.

No outono, com os dias a ficarem mais curtos e frescos, mas ainda bonitos para se aproveitar o Jardim e o ar livre, as famílias são convidadas a participar numa oficina de fotografia inclusiva. “Imagens do sentir” desafia cada participante a deixar-se orientar pelo tato, pela descrição e pelo som, dando largas à criatividade e às emoções.
Para a época natalícia, estão preparadas as habituais oficinas de Natal no Museu Calouste Gulbenkian, pensadas para crianças e jovens dos cinco aos 15 anos, em que se irá explorar a dança e as artes plásticas.
Também no mês de dezembro, os jovens dos 12 aos 18 anos são desafiados a observar o património da Fundação — desta vez, o Edifício e o Jardim — com a atenção de um desenhador. As sessões, que se estenderão até março de 2019, organizam-se em dois ciclos de desenho (O desenho e o lugar – Técnicas secas e O desenhor e o lugar – Técnicas húmidas e mistas), em que serão exploradas doze diferentes técnicas e materiais de desenho e pintura.
Aos fins de semana, haverá oficinas de artes plásticas e oficinas musicais para famílias, partindo sempre ou de uma visita ao Museu ou a uma exposição temporária, ou de uma obra musical. Nestas oficinas, as famílias têm a oportunidade de experimentar ideias, técnicas, materiais e ferramentas. As famílias com crianças a partir dos tês anos poderão participar na oficina-concerto “Era uma vez… A Flauta Mágica”, um espetáculo imersivo construído a partir da música de Mozart, que será antecedido por uma oficina de construção de máscaras. Também para os mais pequeninos, haverá as habituais “Histórias de Musear”, momentos de histórias encenadas, apresentadas no espaço do Museu e destinadas exclusivamente a famílias com crianças entre os dois e os cinco anos.
E não esquecendo a música, para as crianças dos três aos seis anos poderem explorar criativamente sons, melodias, ritmos e harmonias em família são dinamizadas oficinas de música. Destaque também para os já conhecidos “Concertos de Domingo“, uma oportunidade para ouvir em família a Orquestra Gulbenkian.

As famílias com crianças e jovens com necessidades educativas especiais não são esquecidas e, por isso, pela primeira vez na programação terá lugar uma visita-oficina em língua gestual portuguesa, com interpretação para ouvintes – “Os surdos viajam pelo tempo”. Por fim, será também apresentado um acontecimento teatral – “Mitomóvel” – para crianças maiores de oito anos sobre o universo dos mitos e algumas histórias sobre a fundação da Europa.
Folheie e explore atentamente a brochura e descubra todas as propostas que a Fundação Calouste Gulbenkian preparou para si e para a sua família.

Fotografia: Gonçalo Barriga

Pontos de Interesse

A Morte de Tintagiles

Escrito em 1894 pelo Prémio Nobel da Literatura Maurice Maeterlinck, o texto é uma pequena peça inicialmente designada como “pequeno drama para marionetas”. Considerada como uma das mais singulares criações na vasta obra obra do ensaísta, dramaturgo, poeta...

Concertos de Órgão – São Vicente de Fora

Este mês, o Ciclo de Concertos de Órgão traz “Partilhas Musicais Europeias de Duas a Quatro Mãos”. O concerto é protagonizado por Yasuko Uyama e Michel Bouvard, um casal de professores e concetistas reconhecidos internacionalmente, que propõe um recital de música...