Select Page

Eu não evoluo, viajo. José Escada retrospetiva

A Coleção Moderna apresenta a primeira exposição retrospetiva dedicada ao pintor José Escada (Lisboa, 1934-1980), dando a conhecer um artista que desenvolveu uma obra singular, num vai e vem constante entre abstração e figuração, e que atravessa a pintura, o desenho, as colagens e os relevos recortados, a ilustração e a realização de murais, pintados e esgrafitados.

José Escada inicia o seu percurso artístico em meados da década de 1950, um começo muito prometedor e ativo, que é igualmente marcado por colaborações com arquitetos, muitas no contexto do Movimento de Renovação da Arte Religiosa (MRAR), e pela colaboração em revistas e jornais, quer como ilustrador, quer através de uma  interessante produção de textos críticos sobre a arte contemporânea e o ensino artístico em Portugal.

Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, entre 1960 e 1961, Escada intensifica naquela cidade as suas pesquisas em torno da abstração, confirmando ainda a sua ação no contexto do grupo KWY, com os portugueses René Bértholo e Lourdes Castro, António Costa Pinheiro, Gonçalo Duarte, João Vieira e os internacionais Christo e Jan Voss.

O período parisiense, que se prolongará até 1971, a maior e mais ativa fase criativa do artista, será ainda o palco para a criação de uma figuração densa e complexa, de figura recortada, que o levará até aos recortes e às colagens tridimensionais, algumas de gosto Pop. Os anos de 1970 ficarão ligados à intensificação de uma pesquisa em torno da representação do corpo – acometido, oprimido e, por fim, libertado –, um corpo político que faz corpo com a história de um País que, em 1974, se liberta de um regime ditatorial.

Já no fim da década, nas vésperas da sua morte prematura, a obra de José Escada tenderá a centrar-se em trabalhos mais figurativos e autobiográficos, verdadeiros testemunhos de uma condição simultaneamente trágica e poética do homem e da sua obra.  

Curadoria: Rita Fabiana

 

Saber mais sobre a exposição

 

Eventos relacionados:

 

À conversa com a curadora Rita Fabiana e com a convidada Giulia Lamoni

Sábado, 15 de outubro, às 16h00

 

Visitas orientadas

Quartas-feiras e sábados, 12 e 29 de outubro, às 15h00

Domingo, 11 de setembro, às 11h00

 


Mecenas da Exposição

bpi

 

Quando

Until Seg, 31 outubro 2016
10:00 até 18:00

Encerra às terças, 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro

Onde

Coleção Moderna – Galeria 1
R. Dr. Nicolau Bettencourt, Lisboa
217 823 474
Google Maps »

Bilhetes

5€

Pontos de Interesse

Das Rochas aos Pedreiros: construindo o Real Paço da Ajuda

Visita orientada que terá como ponto de partida a rocha que constitui a estrutura base do Palácio: sua proveniência, como foi obtida, trabalhada e transportada. Mas mais do que uma abordagem ao exterior do Palácio, esta visita pretende também desvendar histórias...

Bonnie Prince” Billy | Música Rock

Desde o início dos anos 90 que Will Oldham é uma personagem feita de vários alter-egos, construído por músicas e imagens. Testemunhou o último grande sopro artístico do indie rock, recuperou um género proscrito (o country) e deu-nos a ouvir, como se fosse a primeira...

Lisboa Mágica | 7ª edição

O Festival Internacional de Magia de Rua de Lisboa regressa trazendo o que de melhor se faz no âmbito da Magia de Rua a nível mundial: 15 artistas, oriundos de 6 países, apresentarão 168 espectáculos repartidos por 12 locais da cidade....