As Aldeias Históricas de Portugal surgem neste quadro comunitário com uma arrojada ambição “Ser um destino Turístico Sustentável”, alicerçando as suas dinâmicas no crescimento verde, inclusivo e sustentável.
No dia 07 de abril, na Aldeia Histórica de Sortelha, pelas 14h30, esta ambição vai ser assumida pelo coletivo dos agentes que integram o Consórcio do Programa de Valorização dos Recursos Endógenos (PROVERE), através da assinatura da Carta ….., em cujo momento estarão também presenças governamentais. No ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, são iniciativas desta índole que podem contribuir para que a marca Portugal e as suas sub-marcas, tal como Aldeias Históricas de Portugal, sejam cada vez mais reconhecidas e percebidas pela procura que valoriza a prática de um turismo sustentável, facto que ganha mais ênfase quando o turismo é caraterizado pelo “consumo” dos recursos do território que apresentam atratividade turística versus Programa PROVERE que visa valorizar os recursos endógenos, ambos com o propósito de despoletar processos de crescimento e desenvolvimento sustentáveis.
O dia 07 é ainda marcado por outros acontecimentos que demonstram a consolidação do trabalho em rede, entre os quais muito nos orgulhamos do calendário de animação que congrega um conjunto de 14 eventos com marca Aldeias Históricas de Portugal, a serem realizados durante o ano 2017. Estes eventos passam agora a constituírem-se como recursos para a programação turística, trabalho que será articulado com os agentes económicos para a formatação de programas turísticos (short breaks), constituindo-se assim o calendário de eventos como mais um motivo para visitarem as Aldeias Históricas de Portugal, dirigidos nesta primeira edição (2017) para o mercado interno e de proximidade (Espanha).
A par da apresentação do projeto de animação, este dia conta ainda com a exibição de todo o key visual que preparámos para o plano de eventos e para a comunicação da marca e do destino em contextos nacionais e internacionais.
Seria para nós uma grande honra poder contar com a sua presença, e testemunhar mais este passo diferenciador na vida Aldeias Históricas de Portugal.
Convidamo-lo (a) ainda a juntar-se a nós, à noite, na Aldeia Histórica de Castelo Mendo, onde iremos realizar uma amostra viva do que vai acontecer ao longo do ano de 2017 no âmbito do Ciclo de eventos “12 em Rede – Aldeias em Festa”, sendo este considerado um evento “batismo”. O conceito deste Ciclo de Eventos assenta nos pressupostos da valorização da História e das histórias individuais, privilegia a comunidade como inspiração, com o objetivo de se criar uma imersão na vivência de cada aldeia, através de pernoita e de experiências à volta das temáticas da luz e comunidade, onde o visitante se torna um real habitante da aldeia.
É neste e com este espírito que lhes dirigimos o convite para passar um fim de semana em Castelo Mendo, onde apenas terá de se preocupar em tirar o melhor partido da pernoita e viver a sua própria história.
Fonte: Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal