Select Page

Exposição A Cidade Global – Lisboa no Renascimento”

A exposição, que pretende reconstituir o coração de Lisboa no período do Renascimento, tem como ponto de partida duas pinturas representando a Rua Nova dos Mercadores, a principal artéria comercial da Lisboa dos Descobrimentos, que corresponderia à atual Rua do Comércio.
Estas obras, do final do século XVI, foram comprados em 1866 pelo pintor e poeta pré-rafaelita Dante Gabriel Rossetti, e presentemente pertencem à Kelmscott Manor Collection – Society of Antiquaries of London, no Reino Unido.
A mosta reúne 249 peças provenientes de instituições e coleções privadas, tanto nacionais como estrangeiras, entre as quais se encontram o British Museum e o Pitt Rivers Museum (Reino Unido), o Museu Nacional do Prado (Espanha), a Biblioteca da Universidade de Leiden, (Holanda), ou o Museo Nazionale Preistorico Etnografico “Luigi Pigorini”, (Itália).
As obras estão organizadas em torno de seis núcleos – “Vistas de Lisboa: contexto histórico”, “Novas novidades”, “De África”, “Às compras na Rua Nova”, “Animais dos outros mundos” e “A casa de Simão de Melo”.
A exposição apresenta Lisboa como um entreposto onde se encontram curiosidades, bens de luxo e animais exóticos.
Horário e preços
+info
Galeria de Exposições Temporárias

Pontos de Interesse

#1

Exposição colectiva de desenho e ilustração.#1 é a primeira exposição colectiva que inaugura o ciclo 4 MESES 400 ANOS – produzido pelos Primeiros Sintomas e que decorrerá no espaço da Ribeira entre setembro e dezembro de 2016.Paralelamente ao regresso dos...

Nova Batida'20

MÚSICA O line-up traz alguns dos artistas mais influentes no amplo espectro da música eletrónica mas também apresenta talentos emergentes. GASTRONOMIA Parceria com espaços em Lisboa, onde se pode desfrutar de comida portuguesa local com alguns dos melhores chefs. O...