A exposição, que pretende reconstituir o coração de Lisboa no período do Renascimento, tem como ponto de partida duas pinturas representando a Rua Nova dos Mercadores, a principal artéria comercial da Lisboa dos Descobrimentos, que corresponderia à atual Rua do Comércio.
Estas obras, do final do século XVI, foram comprados em 1866 pelo pintor e poeta pré-rafaelita Dante Gabriel Rossetti, e presentemente pertencem à Kelmscott Manor Collection – Society of Antiquaries of London, no Reino Unido.
A mosta reúne 249 peças provenientes de instituições e coleções privadas, tanto nacionais como estrangeiras, entre as quais se encontram o British Museum e o Pitt Rivers Museum (Reino Unido), o Museu Nacional do Prado (Espanha), a Biblioteca da Universidade de Leiden, (Holanda), ou o Museo Nazionale Preistorico Etnografico “Luigi Pigorini”, (Itália).
As obras estão organizadas em torno de seis núcleos – “Vistas de Lisboa: contexto histórico”, “Novas novidades”, “De África”, “Às compras na Rua Nova”, “Animais dos outros mundos” e “A casa de Simão de Melo”.
A exposição apresenta Lisboa como um entreposto onde se encontram curiosidades, bens de luxo e animais exóticos.
Horário e preços
+info
Galeria de Exposições Temporárias
Pontos de Interesse