Select Page

Exposição “AIRES MATEUS – ARQUIVO 1998 – 2018”

“AIRES MATEUS – ARQUIVO 1998 – 2018”, a exposição que percorre os últimos 20 anos do Atelier Aires Mateus, inaugura no próximo dia 23 de novembro, às 18h00, no Convento de Cristo, em Tomar. Para esta retrospetiva, os arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus escolheram 54 projetos, apresentados em 91 maquetes, nas salas do Noviciado do Convento da Ordem de Cristo.
Esta exposição de Arquitectura acontece no âmbito da parceria entre a Direção Geral do Património Cultural – Convento de Cristo, a Delegação do Centro da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Sul, que trouxe já ao monumento Património Mundial da Humanidade UNESCO, exposições dos arquitectos Souto de Moura e Carrilho da Graça. A exposição conta com o apoio mecenático da Lusitânia Seguros.

Manuel e Francisco Aires Mateus nasceram em Lisboa em 1963 e 1964. Formaram-se na Faculdade de Arquitectura /U.T.L. em 1986 e 1987 respetivamente. Começaram a colaborar com o arquitecto Gonçalo Byrne a partir de 1983. Em 1988 começaram a desenvolver projetos enquanto autores. O atelier Aires Mateus é fundado nessa altura pelos dois irmãos, embora ocupando ainda um espaço dentro do atelier do arquitecto Gonçalo Byrne. 
A crescente escala de projetos fez com que se estabelecessem num espaço maior e autónomo para responder às solicitações de trabalho. Desde então, a dimensão e quantidade de trabalho tem sido prolífica, resultando em diversos prémios de arquitectura nacionais e internacionais. A visibilidade do seu trabalho originou convites para realizar conferências e lecionar em várias instituições internacionais, como a Graduate School of Design em Harvard, a Accademia de Arquitectura de Mendrisío entre outras em Portugal. Neste momento, a estrutura abrange dois escritórios, ambos em Lisboa, e estabelece diversas parcerias com ateliers locais para o desenvolvimento de projetos internacionais. 
Manuel Aires Mateus foi Prémio Pessoa em 2017.

Pontos de Interesse

Let´s Dance!

Nestas férias de Verão, os jovens terão a oportunidade de fazer um curso de dança durante uma semana naDance Spot, onde serão os protagonistas e criativos de um verdadeiro espetáculo.Este curso tem como principal objetivo, proporcionar aos jovens conhecimentos de...

mário gomes

Exposição de colagens, serigrafias, pósteres e outros materiais plásticos, na qual Mário Gomes quer, em jeito de gratidão, recordar o mestre Querubim Lapa.

Michael Biberstein

São cerca de 90 obras, criadas desde 1972. O percurso do artista teve início na arte conceptual, destacando-se a filosofia da linguagem e o positivismo lógico, passou pela decomposição dos processos da pintura, bem como pela topologia do espaço expositivo, até à...