Select Page

Exposição Tudo se Desmorona. Impactos Culturais da Grande Guerra em Portugal”

Exposição documental que dá a conhecer o impacto social e cultural da I Grande Guerra em Portugal e nos portugueses.
Pintura, escultura, desenho, fotografia, cinema, música e imprensa compõem a mostra. Alguns destes materiais são inéditos e de diversas proveniências, uns foram cedidos por colecionadores particulares e outros por instituições como o Museu Militar, a Liga dos Combatentes, a ordem Hospitaleira de São João de Deus, ou a Cruz Vermelha Portuguesa.
A exposição está organizada em seis núcleos:
1. Guerra Cultural e Mobilização Cívica;
2. 1917, Ano crítico;
3. Visões artísticas;
4. Cuidar do Vivos;
5. Antagonismos e Mudanças sociais;
6. A disputa pela memória.
De destacar as fotografias de Arnaldo Garcês, o fotografo oficial do CEP, da frente de guerra, algumas impressas em postais e colocadas ao serviço da propaganda.
+info
Entrada livre
Sala de Exposições Temporárias

Pontos de Interesse

Curso de Literatura Portuguesa Séc XX

Porque o saber jamais ocupa lugar, aqui fica uma sugestão que vos vai deixar com uma visão mais ampla sobre o que se passou em Portugal no século XX até aos dias de hoje, procurando um paralelismo com os principais movimentos artísticos mundiais.

Conferências do Trindade 2016

A terceira edição das Conferências do Trindade renova e alarga a outras áreas do conhecimento o debate sobre as práticas culturais e artísticas iniciado em 2015. Em 2016, o ciclo é dedicado ao debate sobre a arte.Os oradores previstos para os próximos meses...

Anónimo de José Luís Neto

José Luís Neto (…) partiu de um núcleo fotográfico do Arquivo Municipal de Lisboa – Fotográfico, conhecido como Fundo Antigo, que inclui um vasto conjunto de fotografias (…) [onde] as pessoas surgem muitas vezes desfocadas, de contornos diluídos (…) muito afastadas e...