Na Madeira desabrocham espécies florais originárias de inúmeras zonas do planeta, já que a ilha reúne condições climáticas peculiares e propícias ao florescimento de espécies quer das regiões tropicais quer das regiões frias.
A Festa da Flor constitui uma homenagem à Primavera, e a celebração da metamorfose e do renascimento, da fertilidade e da abundância das flores que pintam, perfumam e inebriam o meio envolvente e que emprestam valor e levam o bom nome deste destino turístico além-fronteiras. Descubra mais sobre o que esperar da Festa da Flor da Madeira, que terá lugar entre 2 a 26 de maio:
A Festa da Flor é também um evento cultural. Associada ao evento destaca-se a tradição, quer através das atuações de grupos folclóricos, quer através da construção dos belos tapetes florais. Paralelamente homenageia-se a flor através da magnífica Exposição da Flor e anima-se a cidade com concertos musicais e espetáculos de variedades.
“Muro da Esperança” – sábado – 4 maio
Na manhã de sábado tem lugar o Cortejo Infantil, no qual milhares de crianças, vestidas a preceito, desfilam até à Praça do Município para ali compor um belíssimo mural de flores simbolicamente denominado por “Muro da Esperança”.
Esta iniciativa, que se realiza há mais de três décadas, associa a singeleza infantil à delicadeza das flores, numa cerimónia que tem como propósito um apelo à paz no mundo. Cada criança leva uma flor e a cerimónia habitualmente culmina com uma largada de pombos e com um espetáculo infantil.
Cortejo Alegórico – domingo – 5 maio
Na tarde de domingo, as ruas da baixa funchalense voltam a invadir-se de música, de cor e de suaves perfumes com o sumptuoso desfile de carros alegóricos que, harmoniosamente, conjugam múltiplas espécies florais com decorações repletas de criatividade. Este é o Cortejo Alegórico da Flor, um dos acontecimentos mais marcantes e dos mais aguardados de todo o certame, quer por visitantes, quer por residentes, que se realiza desde 1979. Pauta-se esta iniciativa pela magnificência e sumptuosidade dos carros alegóricos e dos trajes de milhares de figurantes, na maioria crianças, amplamente adornados com inúmeras, variadas e magníficas espécies florais que desfilam ao longo de um itinerário previamente estabelecido, ao som de alegres temas musicais e executando coreografias ora simples ou ora elaboradas.
Outras iniciativas que compõem o cartaz:
Mercado das Flores e Sabores Regionais – 2 a 19 maio
O mercado das flores permite dar a conhecer ao público as inúmeras espécies florais e decorativas existentes na Madeira. Aqui, locais e visitantes podem adquirir flores num ambiente pitoresco e tradicional. Além das flores, os sabores regionais estarão presentes através da gastronomia local e bebidas típicas.
Exposição das Flores – 2 a 19 maio
A Exposição da Flor ocorre no centro da cidade do Funchal mais concretamente na Praça do Povo, é uma continuação da exposição que se realizava no Ateneu Comercial do Funchal, que se iniciou nos anos cinquenta do século passado. Podem ser apreciados e avaliados os mais belos exemplares dos mais variados tipos de flores produzidas em toda a Madeira, desenvolvidos com todo o carinho e dedicação pelos seus cultivadores. As flores em exposição são avaliadas nas suas diversas categorias e distinguidas as melhores por um júri especializado.
Tapetes e Decorações Florais
A profusão da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento desta manifestação artística. Esta tradição da construção dos tapetes florais prolifera um pouco por toda a ilha e teve origem na decoração das procissões religiosas. Graças à sua incontestável beleza e minúcia, de há uns anos a esta parte, os tapetes de flores passaram a estar patentes nas ruas por ocasião da Festa da Flor constituindo, a par das esculturas florais, um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos turistas que nos visitam. Estas maravilhosas peças de arte floral ocupam as placas centrais pedonais da Avenida Arriaga.
Madeira Flower Collection – 11 maio
A iniciativa Madeira Flower Collection integrará a edição da Festa da Flor de 2019, numa organização da Associação de Jovens Empresários Madeirenses (AJEM), com o apoio da Secretaria Regional do Turismo e Cultura (SRTC).
Este evento pretende promover o sector da moda regional, envolvendo um número alargado de criadores sob a inspiração das flores, conferindo assim um toque de contemporaneidade e “glamour” a um dos maiores cartazes turísticos da Madeira, num momento único de animação turística.
10 criadores inspirados pela envolvência única das flores são convidados a apresentar três propostas de coordenados que serão apresentados ao público no próximo dia 11 de maio, pelas 18h00, num desfile que terá como cenário a Praça do Povo.
As propostas dos criadores ficará patente até ao final da Festa da Flor, permitindo a todos os visitantes (turistas e madeirenses) apreciar estas obras de criatividade de cunho regional.
Para além dos 8 criadores já envolvidos na iniciativa, encontra-se aberto a concurso o preenchimento de duas vagas reservadas a novos talentos, cujas as inscrições decorrerão até 5 de abril junto da Associação de Jovens Empresários Madeirenses (AJEM).
Concertos da Flor – 16 a 19 de maio
No terceiro fim-de-semana de maio são realizados quatro concertos musicais em jardins emblemáticos da ilha da Madeira com o propósito de descentralizar as festividades e reforçar a oferta de animação.
Estes concertos decorrem num ambiente com uma envolvência única, onde o público – turistas e residentes – pode desfrutar de momentos musicais de grande qualidade num cenário de beleza ímpar, rodeado da diversidade da flora madeirense.
Instalações Florais
A diversidade da flora madeirense contribuiu, em muito, para o estabelecimento destas manifestações artísticas, que aliam a beleza das flores aos elementos caraterísticos da tradição e cultura madeirenses. As esculturas florais são um grande contributo para a magnificência das decorações citadinas, cuja construção criteriosa é partilhada e admirada pelos nossos visitantes. Estas maravilhosas instalações estarão patentes na Avenida Sá Carneiro, na entrada do Cais do Funchal e junto à Assembleia Legislativa da Madeira no último fim-de-semana da Festa da Flor.
Rampa dos Barreiros – 24 maio
Madeira Classic Car Revival – 25 de maio
Esta iniciativa, que decorre na Praça do Povo, no último fim-de-semana de maio, é organizada pelo Clube de Automóveis Clássicos da Madeira com o propósito de mostrar e premiar os melhores e mais elegantes veículos antigos e clássicos da Região, contribuindo para a divulgação da diversidade e riqueza histórica deste vasto parque automóvel, num ambiente de grande animação criado para o efeito.