Select Page

Festa das Cruzes

No início de maio, a Festa das Cruzes de Barcelos é a primeira grande romaria do Alto Minho no calendário anual. 

Barcelos enche-se de alegria no ar, nos gestos e nas vozes, nas danças e nos cantares, nas voltas do vira, da chula e do malhão. Um mergulho na história, nas tradições, nos usos e costumes do Minho. A cidade acorda ao som de foguetes, zabumbas e gaitas de foles e prepara-se para uma animada festa.

A Procissão Maior até ao Senhor da Cruz no dia 3 de maio é o momento mais aguardado, mas também há tapetes de flores, folclore, um cortejo académico, arraial e fogo-de-artifício (preso, do ar ou do rio), Filarmónicas e Zés Pereiras. 

Não deixe de ir à grande Feira das Cruzes, pois todos os caminhos vão dar ao grande terreiro onde se realiza. O chafariz setecentista divide o largo da feira que se transforma num arraial de luz e cor, onde se pode encontrar de tudo: feira de hortaliças, tabuleiros dos ourives com laças e arrecadas, cestaria fina e grossa, loiça típica de Barcelos, ferraria, móveis, vestuário e calçado, comes e bebes.

Não perca os saberes e os sabores desta grande festa minhota!

Pontos de Interesse

TEATRO NA BIBLIOTECA DE SANTO TIRSO

“Ver a Odisseia para chegar a Ítaca” é um espetáculo de Jorge Loureiro e Leonor Barata que parte do clássico grego “A Odisseia” para contar as aventuras de Ulisses, de uma forma lúdica e divertida. Cruzando o original de Homero com as versões de Frederico...

Semana Santa – Braga

Assista à Semana Santa na antiquíssima cidade de Braga, na região do Porto e Norte. A cidade é decorada com motivos alusivos à quadra e os “Passos”, altares de rua, enchem-se de flores e luzes, complementando a sumptuosidade das igrejas.

Guimarães Jazz

Se aprecia música jazz, não perca o festival que, logo na sua 1ª edição em 1992, foi considerado o melhor do ano pela crítica da especialidade.Desde então, nas primeiras semanas de novembro, o Guimarães Jazz tem vindo a dar a conhecer novos valores,  afirmando-se...