A 8.ª edição doFestival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa traz a Lisboa a produção cinematográfica dos vários países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
O programa, que destaca as temáticas femininas, inclui aMostra Mulheres no Cinema Ibero-Americano, Passado e Presente, que contribui para uma reflexão sobre o papel da mulher no audiovisual. Inserida na mostra é também feita uma homenagem à realizadoraMargarida Gil, através de uma retrospetiva que inclui as suas obras mais representativas.
A atriz brasileiraMariana Ximenes é uma das convidadas do evento, que inclui dois filmes em que está presente, um como coprodutora (Prova de Coragem) e outro como interprete (Quase Memória). De salientar ainda duas antestreias portuguesas,Uma Vida à Espera, a terceira longa-metragem de Sérgio Graciano, eA Floresta das Almas Perdidas, o primeiro filme de José Pedro Lopes. O FESTin encerra com o filmeElis, do realizador brasileiro Hugo Prata, dedicado a um dos maiores ícones da música popular brasileira, Elis Regina.